Polícia testa carros com câmera, gps e computador

Destak

qua, 03/11/2010 - 8h49 | Do Portal do Governo

GPS irá indicar locais por onde a viatura passa e câmera vai gravar ações dos policiais

Carros usados pelo policiamento de trânsito da capital testam um pacote de aparatos tecnológicos que incluem câmeras em alta definição, computador de bordo conectado a órgãos públicos, como prefeitura e governo do Estado, e GPS (sistema de posicionamento global), que, entre outras funções, indicará trajetos por onde a viatura deve passar, com base nos índices de criminalidade da região.

A intenção é que até abril do ano que vem toda a frota da Polícia Militar esteja equipada. Os dispositivos devem servir para aumentar a segurança do próprio agente, a eficiência do trabalho prestado e registrar as ações dos policiais.

Os computadores de bordo instalados nos carros terão várias funções. Entre elas está a de servir como um “olheiro” dos problemas que devem ser resolvidos pela administração municipal, tais como buracos em vias, terrenos baldios sem muro, funcionamento irregular de bares e até perturbação do sossego. Ao avistar qualquer uma dessas questões, os policiais militares terão acesso ao registro de ocorrência da prefeitura. O GPS dará a localização exata do problema.

Como o policial terá acesso ao sistema de dados dos crimes, o Infocrim, será possível saber se próximo a um bar que funciona de forma irregular já foram registrados homicídios.

B.O. expresso

A tecnologia que está sendo testada permitirá, por exemplo, que uma pessoa envolvida em um acidente de trânsito não precise ir até uma delegacia da Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência, como acontece hoje.

O próprio policial que atender os envolvidos fornecerá uma senha. Ela servirá para imprimir – de casa, do trabalho ou de onde for mais prático – uma cópia do Boletim de Ocorrência 48 horas após o fato.

A tecnologia também servirá para avaliar eventuais desvios de conduta dos agentes, uma vez que as imagens serão gravadas.

Na capital são cerca de 20 mil PMs e 4 mil viaturas.