Polícia Militar faz visita monitorada a pontos históricos da zona norte

O Estado de S. Paulo - Estadão Norte - Sexta-feira, 4 de junho de 2004

sex, 04/06/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

Entre os locais de interesse, além dos quartéis, estão Museu de Arte Sacra e Pinacoteca

Vanessa Prada

Como uma forma de comemorar os 450 anos de São Paulo e interagir com população, a Polícia Militar do Estado de São Paulo montou um roteiro cultural. O ponto de encontro é o Metrô Tiradentes, todos os sábados e domingos, às 9h30. Com o acompanhamento de um policial treinado, os visitantes percorrem três lugares, conforme o roteiro.

As visitações são feitas a pé pelos quartéis da PM, como o do Batalhão de Choque e o prédio da Rota, que comemora 112 anos. Estão incluídas nos passeios visitas à Pinacoteca do Estado e ao Museu de Arte Sacra. O primeiro lugar mostrado é sempre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, 115.

Segundo o capitão Ferraz, do Setor de Comunicação Social da PM e idealizador do projeto, vários prédios da polícia já são visitados. ‘É uma forma de mostrarmos nosso trabalho. A PM é a única instituição que faz mais de mil atendimentos sociais por mês. Só no ano passado, houve a realização de 300 partos por policiais.’

O roteiro é gratuito e tem duração de cerca de 3h30. Desde quando foi implementado, há 14 semanas, já atendeu cerca de
2.500 pessoas. ‘Temos reservas até o fim do próximo mês. A cada dia, são cerca de 60 pessoas’, explica o capitão.

A programação para este mês é: amanhã e domingo – Quartel do Comando Geral, Pinacoteca e Museu da Polícia Militar; dias 12 e 13 – Quartel do Comando Geral, Rota e Museu de Arte Sacra; dias 19 e 20 – Quartel do Comando Geral, Rota e Pinacoteca do Estado; dias 26 e 27 – Quartel do Comando Geral, Museu de Arte Sacra e Cavalaria.

Contato – O serviço é gratuito e as reservas podem ser feitas pelos telefones 3327-7059 e 3327-7198, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas.