Polícia lança campanha para estimular denúncia pelo 147

ValeParaibano - 18/6/2002

ter, 18/06/2002 - 11h24 | Do Portal do Governo

Peças publicitárias pretendem incentivar ligações para serviço telefônico em São José

A Polícia Civil de São José dos Campos lança hoje uma campanha para estimular as ligações feitas ao serviço 147. A linha, conectada à Delegacia Seccional, recebe denúncias anônimas sobre a criminalidade na cidade. A ofensiva conta com o apoio da prefeitura e empresas da região.

Segundo o delegado seccional de São José dos Campos, Roberto Monteiro de Andrade Júnior, o objetivo da campanha é fazer com que as pessoas façam denúncias que ajudarão a polícia a combater o crime na cidade.

‘As pessoas ainda têm medo de denunciar pelo 147 por receio de serem identificadas. A campanha servirá para esclarecer que o cidadão que faz a denúncia está isento de qualquer tipo de identificação’, disse Júnior.

O esclarecimento será feito por meio de uma campanha maciça que começa a ser veiculada na mídia local a partir de amanhã. Serão seis comerciais com 30 segundos de duração exibidos durante a programação das emissoras de televisão da região.

Além das inserções na TV, a campanha vai distribuir 30 banners que serão fixados nos prédios públicos da cidade. A propaganda de estímulo ao uso do 147 será veiculada ainda em 30 outdoors espalhados pelas regiões mais violentas do município.

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, desde a criação do 147, em agosto de 1999, foram recebidas 3.000 denúncias anônimas. Deste total, 60% foram aproveitadas pelos policiais na solução de crimes como tráfico de drogas, homicídios e abuso sexual.

‘Não considero o número de denúncias baixo. A campanha é uma forma de estimular ainda mais o uso do 147. A linha tem sido de fundamental importância para a solução de crimes na cidade’, afirmou Júnior.

A secretária especial de defesa do cidadão, Claude Mary Moura, disse que o problema da segurança pública deve ser resolvido em conjunto com a sociedade civil. ‘O 147 é uma arma que o cidadão tem para ajudar a combater a criminalidade na cidade’, disse.

Linha ajudou a localizar estuprador

A denúncia anônima do 147 tem ajudado a polícia a resolver diversos casos na cidade. O mais recente foi registrado no mês passado com a prisão do autônomo Eduardo Luiz Carneiro Ximenes, 49 anos, acusado de violentar pelo menos 40 mulheres em Recife.

Ele morava no flat Suíte Service, no centro de São José, e estava foragido da polícia do Estado de Pernambuco havia 11 meses.

Os agentes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) prenderam Ximenes depois de uma denúncia anônima feita no 147.

A polícia informou ainda, que denúncias feitas pelo 147 ajudou a prender vários integrantes da quadrilha do ‘Serjão’, um dos traficantes mais perigosos que já atuou na região do Vale do Paraíba.