Polícia inicia patrulha com motos na zona rural de Mogi

MogiNews - Mogi das Cruzes - Quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

qui, 30/12/2004 - 9h09 | Do Portal do Governo

Polícia Militar espera reduzir a criminalidade na área rural com novo patrulhamento; medida atende pedido da comunidade

A Polícia Militar de Mogi das Cruzes anunciou ontem o início do patrulhamento com motos na Zona Rural da cidade com o objetivo de reduzir a criminalidade. Este tipo de policiamento atenderá, num primeiro momento, os bairros de Quatinga e Pindorama, com cerca de 16 mil habitantes, a maioria agricultores. Além disso, o posto policial de Pindorama foi reformado e voltará a funcionar.

Com este novo esquema de patrulhamento, a polícia espera intensificar a presença na Zona Rural e diminuir ações criminosas, principalmente furtos. Antes, o policiamento na região era feito por apenas um veículo da PM. Se der certo, o policiamento com motos poderá ser levado a outras regiões da cidade.

O novo esquema foi anunciado ontem de manhã, no 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), pelo tenente-coronel Orlando Eduardo Geraldi, o coordenador operacional do batalhão, capitão Valdir de Oliveira, e o capitão Célio de Andrade Almada Júnior, responsável pelo patrulhamento rural.

O tenente-coronel Geraldi disse que os policiais responsáveis pela nova ronda passaram por treinamento específico nos últimos vinte dias: “Não adianta ter motocicletas e carecer de estrutura e preparo. Trata-se de um policiamento que devolverá a sensação de segurança a produtores e moradores. A partir do momento que fomos procurados pela comunidade, estudamos uma forma de direcionar um policiamento eficiente, diário e constante”.

No período de planejamento da nova ação, três motocicletas da frota de veículos do batalhão foram reformadas e adaptadas. Com o início do serviço, a PM agora quer conhecer melhor a população dos dois bairros, explicou o tenente-coronel: “Uma das primeiras providências será fazer um recadastramento de moradores e produtores agrícolas para que tenhamos um maior estreitamento com a comunidade local”.

Segundo o capitão Almada, as motocicletas são veículos mais ágeis do que as viaturas comuns e trafegam com maior facilidade em locais difíceis, densos, como a área rural, entre outras vantagens: “O custo com a manutenção desse tipo de veículo é menor. Temos a intenção de realizar um trabalho preventivo eficiente com bloqueios e patrulhamento”. Almada foi responsável pela implantação do policiamento rural em Suzano na época em que comandou a 1ª Companhia, subordinada ao 32º BPM.

Apesar da nova modalidade, o veículo que até então vinha sendo utilizado em rondas na área rural não será retirado do serviço, mas servirá como apoio.

O posto policial instalado em Pindorama, desativado há dois anos, foi reestruturado e voltará a funcionar. Um guarda municipal, cedido pela Prefeitura, ficará de prontidão no posto.

Almada disse também que, além dessa estrutura, a ronda rural terá contato direto por rádio com a 2ª Companhia: “Os policiais que trabalharam com motos acionarão reforço quando for preciso”.

Alguns produtores rurais, moradores da região que será policiada pelas motocicletas, estavam no batalhão e gostaram da novidade.