Polícia deflagra megaoperação no Vale do Paraíba

ValeParaibano - São José dos Campos - Quinta-feira, 5 de maio de 2005

qui, 05/05/2005 - 9h26 | Do Portal do Governo

Jacareí é 1º alvo de trabalho de combate a roubos e furtos de veículos; ação envolve 383 policiais e mais de 50 viaturas

Guilhermo Codazzi da Costa
São José dos Campos

As polícias Civil e Militar deram início ontem, em Jacareí, a uma série de megaoperações previstas para o Vale e Litoral Norte na tentativa de reduzir os casos de roubo e furto de veículos, que apresentaram aumento de 37,12% no 1º trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2004.

Bloqueios e vistorias em depósitos e desmanches clandestinos começaram a ser feitos com base em um mapeamento dos pontos onde foram registrados mais casos, principalmente em São José e Jacareí. Juntas, as duas cidades responderam por 62,64% dos casos na região nos três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados anteontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Percentualmente, o crescimento de ocorrências de furto e roubo de carro na região foi o maior do Estado. No primeiro trimestre de 2005, foram 1.692 ocorrências, contra 1.234 casos no mesmo período do ano passado.

A operação em Jacareí, que começou às 16h e seria encerrada às 23h, envolveu 383 policiais militares, 51 viaturas, o helicóptero Águia da PM, além do reforço do plantão da Polícia Civil de Jacareí. Foram montados nove bloqueios nas principais saídas da cidade.

A operação utilizou também a equipe do canil do Batalhão de Taubaté e teve apoio de PMs que atuam em funções administrativas ou estavam de folga nos seis batalhões da região.

Segundo o comando da PM, a operação estava sendo planejada havia um mês junto com a Delegacia Seccional de Jacareí, com base em um levantamento das ocorrências. A mesma estratégia deverá atingir outros municípios nos próximos meses.

O comandante da PM, coronel Sérgio Teixeira Alves, afirmou que a operação atuou com ações do tipo ‘saturação’ – concentração do policiamento nos pontos de maior índice criminal.

‘Estamos realizando levantamentos e, com certeza, outras ações serão feitas em outros municípios’, afirmou.

Além da localização de carros roubados e objetos furtados, os policiais também tentaram localizar armas, drogas e foragidos, entre outros.

MAPA – Segundo a Polícia Civil de São José, as vias do centro e os cruzamentos mais movimentados são os pontos em que há maior incidência de furtos e roubos de veículos na cidade.

Os furtos no município ocorreriam com mais frequência durante o dia e os roubos, à noite, em semáforos e cruzamentos.

‘Onde há maior fluxo, onde circula a riqueza é que se concentram os casos de furto e roubo de veículos’, disse o delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Gilmar Guarnieri.

São José registrou 853 casos e Jacareí, 197 ocorrências de furto e roubo de veículos no 1º trimestre do ano. No mesmo período no ano passado, São José teve 561 casos e Jacareí, 161.

Apesar do aumento de roubos e furtos de carros, a região apresentou balanço positivo no quesito homicídios dolosos (com intenção de matar) – queda de 18,26%.