Polícia comunitária

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 12 de maio de 2004

qua, 12/05/2004 - 8h58 | Do Portal do Governo

Editorial

Um pelotão de policiamento comunitário, com 60 homens, começou a atuar na orla da praia e no Gonzaga e esta nos parece uma iniciativa das mais oportunas da Polícia Militar. Os soldados fazem patrulhamento com bicicletas e viaturas e os resultados já estão surgindo com a realização de vários flagrantes de uso de drogas na região.

É preciso, porém, que este seja apenas o primeiro passo de inúmeros outros, com o mesmo objetivo, na Cidade inteira. De fato, nada mais eficiente do que policiais nas ruas, em trabalho preventivo, para inibir a ação dos marginais. Pois, para além da repressão ao consumo de entorpecentes, imperioso é fechar o cerco aos traficantes que os vendem, bem como ao vasto elenco de assaltantes e ladrões, de carros inclusive, que infestam a área urbana. Aliás, pontos críticos é o que não faltam para receber esse tipo de policiamento. A Rua Alfaia Rodrigues, na Ponta da Praia, é um exemplo, como A Tribuna noticiou: antes um oásis de sossego, hoje é um local muito inseguro.

O policiamento comunitário é uma boa idéia porque permite maior integração dos moradores do bairro com a polícia, facilitando a tarefa. Cabe esperar, portanto, que a experiência se repita na escala mais ampla possível, já que, implantada corretamente, tem tudo para dar certo.