Polícia começa a operação verão no litoral

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

sex, 28/12/2007 - 9h14 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Começou ontem a Operação Verão, feita pela Polícia Militar em todo o Litoral do Estado. Dessa vez, a ação contará com o reforço de 2.563 PMs – incluindo 561 bombeiros. A novidade será o combate específico aos crimes que o serviço de inteligência da polícia identificou como os mais freqüentes na região, como o furto.

“Está sendo desenvolvido um tipo de policiamento específico. Nos acessos à orla, nos principais cruzamentos, vamos ter um policiamento especial. No Litoral Norte, vamos ter bloqueios nas entradas e saídas das cidades, 24 horas, abordando os suspeitos’’, explicou o Comandante Geral da PM, coronel Roberto Antonio Diniz.

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, disse que a criminalidade na região tem diminuído e citou os índices anuais de homicídios. “Santos tem cinco e pouco por 100 mil habitantes e o Guarujá está com seis e pouco por 100 mil habitantes. Isso são taxas de países altamente civilizados”. Segundo ele, a queda de homicídios em Guarujá foi de 47% e de Santos 30% em relação ao ano passado.

Presente no lançamento da operação no Guarujá, o governador, José Serra (PSDB), foi questionado sobre a interdição da Cadeia Pública da cidade na semana passada, e admitiu problemas no sistema penitenciário e a falta de espaço para um novo Centro de Detenção Provisória (CDP). “Nós queremos construir um CDP porque as cadeias são muito precárias. Agora nós dependemos da prefeitura do Guarujá e da prefeitura de Santos quanto ao local. Dinheiro tem, vontade também tem, agora, não dá para fazer mágica, todo terreno que aparece tem proibição ambiental”, disse o governador.

Recebido com faixas de boas-vindas na Praia de Pitangueiras, o governador teve um momento de descontração pouco antes de retornar à Capital. Ele foi presenteado pelo atacante Robinho, do Real Madrid, com uma camisa azul, número 11, da Seleção Brasileira.

(C.M.)