Polícia Civil vai fazer ações-surpresa durante o verão no Litoral Norte

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

qui, 16/12/2004 - 9h01 | Do Portal do Governo

Mais homens serão enviados para região, inclusive das equipes especializadas. PM vai dobrar seu efetivo

Quarenta e cinco novos policiais civis, entre delegados, investigadores e carcereiros, chegam nesta semana às delegacias do Litoral Norte para reforçar o policiamento durante a temporada de verão. Outros 400 policiais especializados também estarão em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela em operações especiais.

‘São policiais do Deic, Denarc, Anti-seqüestro e outras delegacias especializadas de São Paulo e do Vale do Paraíba’, confirmou o delegado seccional da região, João Barbosa Filho. Os policiais farão bloqueios e operações em dias alternados e lugares estratégicos para inibir a ação de bandidos e dar mais tranqüilidade aos turistas. ‘Vamos trabalhar em revezamento durante todo o período das férias e reforçaremos ainda mais o efetivo aos fins de semana.’ Viaturas e um helicóptero da polícia civil vão dar apoio ao trabalho de segurança.

A Operação Verão, da Secretaria de Segurança Pública em todo Litoral paulista, se estende até o carnaval, quando também é grande o fluxo de turistas na região. O reforço da Polícia Militar começa em 27 de dezembro e prossegue até 15 de fevereiro. Neste período, o efetivo da Polícia Militar, atualmente com cerca de 400 homens, deve receber pelo menos outros 430 policiais.

Apesar do aumento do efetivo, o delegado seccional do Litoral, quer que a população ajude no trabalho da polícia.

‘Ninguém deve freqüentar praias de madrugada ou lugares ermos’, aconselha Barbosa Filho. ‘Os turistas têm que ser cautelosos, evitando deixar carros e casas abertas para não facilitar a atuação dos bandidos.’