Polícia Civil apreende 5,5 milhões de produtos piratas no Estado de SP

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 11 de julho de 2008

sex, 11/07/2008 - 11h34 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Quase 5,5 milhões de produtos piratas foram apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo até o final da tarde de ontem, na Operação Capitão Gancho, de combate à pirataria. Entre as mercadorias estavam roupas, brinquedos, bonés, óculos e produtos eletrônicos, boa parte fabricada na China.

Cerca de 6,3 mil policiais participaram, em todo o Estado, da operação que se iniciou às 6 horas de ontem. Até um helicóptero e uma lancha foram usados na repressão ao crime de contrafação – nome técnico da pirataria. Oitenta e quatro pessoas foram presas por pirataria e crimes relacionados. As cidades em que mais houve apreensões foram a capital, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

Em São Paulo, foram estourados depósitos de produtos ilegais na região da Rua 25 de Março e na Rua Florêncio de Abreu, que abasteciam os camelôs do centro. No depósito da Florêncio de Abreu, foram apreendidos 1,5 milhão de itens. Somente em um dos shoppings populares da 25 de Março, outros 20 mil produtos falsificados foram apreendidos.

“O primeiro objetivo foi cumprido, que foi o de mobilizar o maior número possível de homens. E o segundo foi medir a capacidade de articular os setores de inteligência e reunir informações para levar adiante a operação”, explicou o delegado-geral Maurício Freire. Toda a cúpula da Polícia Civil e até mesmo o secretário da Segurança, Ronaldo Marzagão, monitoraram a operação.

Enquanto investigavam a contrafação, os policiais apreenderam armas como um lança-granadas e um lança-morteiros, além uma submetralhadora, oito fuzis, quatro pistolas, uma espingarda calibre 12 e oito granadas. Também foram apreendidos 271 quilos de maconha e 2 quilos de cocaína.