Polícia amplia “tropa de elite” no interior de SP

Do Terra - Domingo, 23 de março de 2008

dom, 23/03/2008 - 14h55 | Do Portal do Governo

Do Terra

A Polícia Civil está ampliando para mais algumas cidades do interior de São Paulo equipes regionalizadas do Grupo de Operações Especiais (GOE), considerada a “tropa de elite” da corporação, criada na capital em 1991. Duas cidades como Araraquara e São Carlos começaram treinamentos há pouco mais de um mês e devem concluir as atividades em 90 dias. O GOE de Araraquara deve ser usado, principalmente, para missões como invasão de presídios e resgates.

A criação formal do GOE de Araraquara foi publicada na semana passada no Diário Oficial. “Estamos usando o pessoal para missões específicas e arriscadas como invasão de presídios e resgate de reféns”, disse o delegado Valmir Granucci, titular da Delegacia Seccional de Araraquara. Na regional de Ribeirão Preto, o GOE tem equipes nas cidades de São Joaquim da Barra, Barretos, Franca, Sertãozinho e Bebedouro.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), essa regionalização é uma tendência que deve, aos poucos, ser ampliada para mais cidades além do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), na região de Ribeirão Preto. Outros municípios na região de São José dos Campos também iniciaram recentemente treinamentos.

Hoje, a SSP ainda não tem formatado quantos núcleos regionais do GOE estão espalhados pelo Estado e qual o processo de criação para 2008. Segundo a pasta, o GOE é de certa forma individualizado e os comandos regionais têm liberdade para esse tipo de trabalho desde que obedeçam a uma série de regras, entre elas, passar por um treinamento pesado.

Segundo a SSP, os policiais do GOE trabalharão no interior em suas respectivas delegacias e, no caso de ações táticas, serão reunidos e colocarão as fardas escuras, tornando-se o Grupo de Operações Especiais. Isso também acontece com a Polícia Militar, quando a Força Tática se transforma na Tropa de Choque.

A criação dos Grupos é encarado como um reforço na segurança dessas cidades do interior, até por isso, segundo o delegado de Porto Ferreira, Eduardo Palmeira Campos, chefe do GOE de São Carlos, o treinamento é fundamental para a formação da equipe. “Estamos tendo aulas de outras técnicas para auxiliar no preparo que deve manter uma uniformidade”, afirma.

C.M.