Poesia e desenho se fundem em mostra

Folha de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

qui, 23/12/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

Reaberta no início do mês, Casa das Rosas inclui cinco poetas em exposição de ilustrações de Teresa Saraiva

Da Reportagem Local

A cidade de São Paulo é o centro da primeira exposição que ocupa desde ontem o novo espaço cultural Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, reinaugurado no último dia 9, como um misto de biblioteca, núcleo de oficinas e mostras.

‘Traços Urbanos: Desenho e Poesia sobre São Paulo’ reúne uma série de ilustrações da metrópole paulistana concebidas pela arquiteta Teresa Saraiva, que retratam os principais pontos históricos da cidade, inclusive a própria Casa das Rosas.

Patrocinada pelo grupo Trends Engenharia e Tecnologia, a exposição virou um livro, ‘Traços Urbanos’, com 40 desenhos. O conteúdo da obra -que não está integralmente exposto- estará disponível em computadores no local. Assim, as ilustrações podem ser ‘redesenhadas’ pelos visitantes e impressas em cópias que podem ser levadas para casa, conta o diretor Frederico Barbosa, 43.

Além das gravuras de Saraiva, a mostra apresenta trabalhos de cinco poetas com temáticas ligadas à cidade de SP. Entre eles, estão Glauco Mattoso, Alice Ruiz, Frederico Barbosa e Horácio Costa. O ‘anfitrião’, Haroldo de Campos, cuja biblioteca particular está sendo abrigada pela nova Casa das Rosas, também comparece, com o poema ‘São Paulo’, que escreveu em 2002.

‘Como a missão desse espaço é a de promover a poesia, reunir poetas e interessados, decidimos que a primeira exposição deveria misturar o trabalho de poetas que tratassem de São Paulo com as artes plásticas’, explica Barbosa. ‘Queremos aproveitar o finalzinho das comemorações dos 450 anos.’ A exposição fica em cartaz até 25 de janeiro, data do 451º aniversário de São Paulo.

Também a partir de janeiro, o antigo casarão da avenida Paulista começa a oferecer oficinas e cursos de literatura.

Entre os assuntos que serão abordados, haverá aulas sobre o poeta português Fernando Pessoa, com a professora Clenir Bellezi de Oliveira, workshops de haicais (modalidade de poesia japonesa), com Claudio Daniel, além do programa ‘Poesia Sobremesa’, em que, a cada dia da semana, vai analisar um grande nome da literatura brasileira. Informações sobre os dias de inscrição e taxas estão no site www.leialivro.sp.gov.br.

TRAÇOS URBANOS – DESENHO E POESIA SOBRE SÃO PAULO. Onde: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (av. Paulista, 37, Paraíso, tel. 3285-6986). Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h; até 25/1/2005. Quanto: entrada franca.