PM vai fazer blitze a partir das 14 horas nos fins de semana em SP

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 22 de julho de 2008

ter, 22/07/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Polícia Militar de São Paulo vai intensificar as operações no segundo mês de vigência da lei seca. Segundo a PM, a partir de agosto, as blitze nos sábados e domingos vão começar por volta das 14 horas e seguirão até 3h30.

A polícia também planeja realizar pelo menos uma grande operação por mês, com até 160 policiais em blitze nas ruas da capital – em um dia normal, o efetivo é de 80 homens. “Para cada carro que paramos, pelo menos dez passam pelo bloqueio. Com operações à tarde e de maior porte, as ações adquirem caráter educativo”, afirma o major Ricardo de Barros, comandante do 34º Batalhão, responsável pelo trânsito na capital. Até o momento, segundo o major, só foi realizada uma operação nos moldes da que deve ocorrer em agosto: em 5 de julho, quando 591 pessoas passaram pelo bafômetro – em média, de 80 a 100 motoristas fazem o teste por noite nos fins de semana.

No primeiro balanço mensal divulgado pela PM das blitze da operação Direção Segura, verifica-se que, até agora, menos de 3% do total de motoristas que passaram pelo bafômetro foi preso. Os números também mostram diminuição no número de motoristas detidos com níveis de álcool superiores ao limite legal, mesmo com aumento no rigor da fiscalização. Em operação na noite de 29 de junho, um sábado, por exemplo, 106 pessoas passaram pelo bafômetro, com 7 detidas. Menos de um mês depois, no último sábado, o número de motoristas que foram para o bafômetro foi quase três vezes maior (305), mas nenhum motorista teve de ser levado para uma delegacia.

BALANÇO

Conforme o primeiro balanço mensal, divulgado ontem pela PM, desde que a lei entrou em vigor, em 20 de junho, até anteontem, 5.393 motoristas foram abordados em 188 pontos na capital – entre eles, 2.323 passaram pelo bafômetro, 172 foram multados e outros 65, presos.

Nos 24 mil quilômetros de rodovias estaduais, segundo balanço da Polícia Rodoviária Estadual, houve 109.643 abordagens, com 404 motoristas multados e 306 detidos. Na semana passada, levantamento elaborado pela PRE, a pedido do Estado, revelou que, na comparação entre as primeiras quinzenas de julho de 2007 e 2008, o número de mortes nas estradas estaduais de São Paulo caiu 15,32% – de 111 para 94.

O Instituto Médico-Legal de São Paulo afirma que já verificou queda no número de mortos em acidente de trânsito depois do início da lei. A redução foi de 63% nas três semanas após sua sanção, na comparação com as três semanas anteriores. O levantamento não leva em conta o mesmo período de 2007.

LIMITES

A Lei 11.705, ou lei seca, prevê que o motorista flagrado com nível de álcool acima de 2 decigramas por litro de sangue ou 0,1 miligrama por litro de ar expelido, receberá multa de R$ 957,70 e perderá a habilitação. Caso o motorista seja flagrado dirigindo com 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,3 miligrama por litro de ar expelido – equivalente a dois chopes – responderá criminalmente. A vítima ficará sujeita a pena de 6 meses a 3 anos de prisão, com direito a pagar fiança.