PM usa bicicleta contra roubos

Metro

sex, 27/11/2009 - 8h31 | Do Portal do Governo

Objetivo é combater ações contra mulheres e idosos

Para tentar reduzir o número de assaltos em semáforos na região central da cidade, a PM ampliou ontem o patrulhamento usando bicicletas nas operações. Segundo o tenente-coronel Orlando Taveiros, a corporação recebeu 60 novas bicicletas, que irão se juntar às cerca de 40 que já atuam na região desde o começo do ano.

Taveiros explica que o número de assaltos nos semáforos subiu por conta dos congestionamentos. Em média, a PM registra 421 ataques a motoristas por dia na cidade. No centro, as avenidas do Estado, Liberdade, 23 de Maio e a rua do Glicério são os principais pontos de ação dos grupos que atacam veículos e motoristas.

“Eles (criminosos) agem em cima de um triângulo do crime, formado por oportunidade, lucro e risco”, afirmou o tenente. Ele diz que mulheres e idosos são os alvos preferidos dos criminosos, já que a possibilidade de reação é menor.

Para o comando da Polícia Militar, o uso das bicicletas dará mais mobilidade aos policiais, o que irá inibir as ações dos ladrões durante o tempo em que os semáforos ficam fechados.