PM usa bicicleta com sirene contra assaltos a mulheres

Jornal da Tarde

qua, 25/11/2009 - 8h22 | Do Portal do Governo

No Glicério, região central, 20 bicicletas com sistema de luz vão auxiliar na prevenção aos assaltos no trânsito, cujas principais vítimas são as mulheres. Equipamento facilita a mobilidade da PM e também será usado na Paulista e na Luz

A Polícia Militar vai usar a mesma arma de bandidos que assaltam motoristas, principalmente mulheres, parados no trânsito na Baixada do Glicério, no centro da cidade. A partir de amanhã, PMs de bicicletas com sirene e sistema de luz, como um giroflex, vão patrulhar a região. No total, serão 60 bicicletas , 20 delas para o bairro, considerado pela polícia uma “zona quente”, onde acontecem mais casos desse tipo de crime. Outros pontos são as avenidas do Estado e Liberdade. Na maior parte das vezes, os criminosos agem de bicicletas em meio aos veículos. As outras 40 magrelas irão para a Avenida Paulista e para a região da Luz conhecida como Cracolândia.

Segundo levantamento realizado pela PM, 80% das vítimas das quadrilhas quebra-vidros são mulheres paradas em semáforos ou congestionamentos. De acordo com o coronel Orlando Taveiros, comandante do 45º Batalhão da Área Centro, de bicicleta, um dos integrantes das quadrilhas analisa o perfil dos motoristas parados no trânsito até escolher a vítima mais desatenta: a que passa batom na frente do retrovisor ou fala ao celular, por exemplo. Em seguida, avisa os colegas e o assalto acontece em menos de um minuto. “A ação é rápida. O grupo quebra o vidro e leva a bolsa. Agora estão levando GPSs”, afirma.

Para Taveiros, os criminosos têm mais mobilidade com as magrelas. “E a do policial acabava restrita. Por isso a bicicleta passou a ser interessante. Nós já tínhamos algumas, mas agora estão sendo substituídas por novas”, afirma. O policial lembra que o sistema de patrulhamento em moto, as Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), não deixará de atuar na região, assim como as viaturas. A diferença é que, em uma eventual perseguição a criminosos em bicicleta, muitas vezes o fato de a moto ser mais rápida não era suficiente, pois ela não tinha acesso a determinados locais, como um espaço pequeno entre carros.

A Polícia Militar não soube informar, até o fechamento desta edição, quantos casos desse tipo de assalto ocorreram neste ano até ontem. Um balanço parcial da corporação aponta que até agosto foram registradas 29 ocorrências de furto e seis de roubo (quando há algum tipo de ameaça).

Detenção

Policiais do 45º Batalhão da PM apreenderam ontem pela manhã um adolescente de 15 anos na Avenida Liberdade, na região do Viaduto Guilherme Almeida. De acordo com o tenente Thiago Nakano, um homem a pé tinha acabado de ser assaltado pelo acusado quando a PM chegou. “Foi levado dinheiro e o menor foi identificado como um dos integrantes de uma quadrilha de quebra-vidros”, disse. Segundo o policial, o jovem tem cortes de vidro pelo braço, ferimentos causados em furtos.

Assim, como a PM, a Polícia Civil tem agido para combater o crime. Em setembro, policiais disfarçados de mendigo permaneceram em congestionamentos das avenidas 23 de Maio e do Estado para identificar esses grupos. Vinte pessoas foram detidas. As investigações mostraram que os ataques tinham relação com o tráfico. Após venderem os pertences roubados, criminosos compravam drogas.

Casos deste ano

6 de janeiro
Sete pessoas, entre elas três menores de idade, são detidas no Paraíso, zona sul, acusadas de estourar o vidro lateral de um carro para roubar a bolsa da motorista. O grupo é preso na Rua Bernardino de Campos, logo após assaltar uma feirante.

3 de abril
Um grupo formado por pelo menos 10 adolescentes e crianças é flagrado à noite fazendo um arrastão nos motoristas parados no trânsito da Av. 23 de Maio, na entrada do túnel do Anhangabaú. Os assaltantes quebraram o vidro dos carros à procura de bolsas.

18 de agosto
O JT flagra a ação de uma dupla de criminosos na Avenida 23 de Maio, altura do Viaduto Jaceguai, na Liberdade, região central. Dois homens atacam a motorista de um Hyundai i30 e roubam a bolsa dela. Depois, eles fogem em um carro com a placa adulterada.

3 de setembro

Um rapaz de 18 anos e um adolescente que estava em uma bicicleta são presos acusados integrar um grupo que assalta motoristas. Eles tinham roubado a bolsa de uma vítima ao lado do Viaduto Julio de Mesquita Filho na ligação Leste-Oeste.

Dicas da Polícia

1 Esconda a bolsa em uma sacola plástica como as de supermercado

2 Prefira levar a bolsa no porta-malas ou embaixo do banco do veículo

3 Jamais retoque a maquiagem enquanto o semáforo está fechado (lembre-se de que os ladrões preferem as vítimas desatentas)

4 Evite acender as luzes internas do carro, mesmo que os vidros tenham película protetora: isso facilita o acesso visual ao interior do veículo

5 Não reaja durante a abordagem de um criminoso e não faça gestos que possam ser interpretados como reação, como movimentos bruscos

6 Ao perceber que o semáforo da via está vermelho, procure reduzir a velocidade do veículo, evitando ficar parada

7 Evite ostentar joias, relógios adereços de alto valor ou que pareçam caros

8 Evite falar ao celular ao parar nos semáforos. Isso também pode distrair o motorista, deixando-o mais vulnerável

9 Instale o GPS em um local que não fique à vista, pois verificou-se o aumento do interesse de ladrões por esses aparelhos

10 Nunca deixe a carteira e o celular expostos no painel do carro ou em qualquer lugar que permita o acesso visual, como sobre bancos ou consoles

11 Não acelere o veículo em caso de abordagem. Avise todos os movimentos ao ladrão, para não assustá-lo

12 Permaneça com os vidros sempre fechados e portas travadas, especialmente com o veículo parado no trânsito ou em semáforos