PM terá 306 homens a mais no trânsito

A partir de hoje, com a recriação do CPTran pelo governo, número de policiais nesse trabalho irá de 1.328 para 1.634

ter, 18/05/2010 - 9h26 | Do Portal do Governo

Comando específico para fiscalizar tráfego nas ruas da capital foi extinto em 2002; órgão terá 190 veículos só para fiscalizar motoristas

Folha de S. Paulo
 
As ruas de São Paulo terão a partir de hoje cerca de 300 policiais militares a mais na fiscalização do trânsito, com a implantação de um comando específico para o trânsito -serão 1.634 policiais e mais 190 veículos destinados quase que exclusivamente ao objetivo de reduzir o caos nas ruas da capital.
Hoje, a Polícia Militar tem 1.328 homens atuando na fiscalização do trânsito, mas eles não são vinculados a nenhum órgão específico da corporação -o efetivo fica disperso por várias unidades.

O CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) foi implantado em 1974 e desativado em 2002 pelo então secretário de Estado da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.

Na época, a extinção visava aumentar a tropa utilizada na repressão da criminalidade.

No primeiro trimestre de 2002, a capital registrou 1.295 homicídios dolosos (com intenção de matar) e 210 homicídios culposos (que incluem acidentes de trânsito). Neste ano, foram 376 homicídios dolosos, contra 156 culposos.

Diferenças

Entre as diferenças em relação ao trabalho que é desempenhado pelos marronzinhos, os agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), está o fato de o policial militar poder parar o motorista infrator e exigir sua documentação e a do veículo.

Além disso, os PMs de trânsito andam armados e podem combater outros crimes como qualquer policial militar.

De acordo com o governo, a implantação do CPTran visa também “combater a criminalidade no trânsito”, já que os carros desse policiamento ficarão em pontos estratégicos. A PM não divulga quais pontos serão prioritários na atuação do novo CPTran.

Em 2002, segundo dados da polícia, existiam na cidade de São Paulo 5,3 milhões de veículos -hoje, são 6,7 milhões. O efetivo do policiamento de trânsito antes da desativação do CPTran era de cerca de 2.700 policiais, espalhados por quatro batalhões -agora, com a recriação, serão apenas dois.