PM tem 2.000 vagas

Agora

seg, 24/08/2009 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo vai abrir inscrições para o concurso de 2.000 vagas de soldado de 2ª classe, para o sexo masculino. As oportunidades são para capital, Grande São Paulo e interior. O salário inicial para o cargo, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, é de R$ 2.387. 

O cadastro poderá ser feito de 1º a 25 de setembro, pelo site www.vunesp.com.br. O valor da taxa é de R$ 39. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 30 anos, ensino médio completo e, no mínimo, 1,65 m de altura. 

A primeira fase da seleção terá uma prova objetiva e uma redação, com data de realização prevista para o dia 15 de novembro. O exame terá conhecimentos gerais, atualidades, língua portuguesa e matemática. 

Segundo o professor Adalberto Pinto, da Central de Concursos, a prova não deve ser fácil e, por isso é preciso estar bem preparado. “O candidato deve consultar provas de concursos anteriores para saber o nível da avaliação.” 

A disciplina de português requer atenção especial, pois é a que terá o maior número de questões. “Não são pedidos muitos itens, porém, é preciso aprofundar os estudos em cada um deles, especialmente em temas como acentuação e crase”, explica Pinto. Segundo ele, memorizar regras pode ser um diferencial. 

Quanto ao tempo de preparação, o professor garante que a qualidade do estudo conta mais do que a quantidade. “É importante que o tempo dedicado as estudos seja com concentração e interesse. Além disso, é importante conhecer todas as matérias, e não focar em apenas uma.” 

Outra dica do professor é que os candidatos estudem por apostilas. Para ele, esse tipo de material facilita os estudos por ser mais direcionado e focado no que realmente será pedido no exame. 

Para ser aprovado no concurso, o candidato terá de passar por seis etapas. São elas: prova objetiva e redação, prova de condicionamento físico, exames médicos, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

Curso de formação

Os candidatos aprovados nas cinco fases ainda terão de passar por um estágio de 730 dias (cerca de dois anos), em que frequentarão o curso de formação de soldados da PM. 

Nesse período, o candidato será avaliado por sua disciplina, dedicação ao trabalho e aproveitamento escolar. Além disso, será analisado também se ele tem perfil psicológico compatível com o desempenho do cargo. 

O curso poderá ser realizado em qualquer organização da Polícia Militar da capital, da região metropolitana de São Paulo ou do interior. 

Após a conclusão do curso, o soldado de 2ª classe inicia as atividades.