PM reforçará segurança na temporada

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 26 de novembro de 2004

sex, 26/11/2004 - 9h41 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Santos

Com início previsto para 27 de dezembro, a Operação Verão da Polícia Militar no Litoral terá ‘‘no mínimo o mesmo efetivo’’ de 1.645 homens enviado pela Secretaria de Segurança Pública na última temporada. Foi o que disse ontem pela manhã o comandante regional da PM, coronel Renato Penteado Perrenoud, durante a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) — realizada na Prefeitura de São Vicente.

Os números exatos da Operação Verão, que se estenderá até o final do Carnaval, serão divulgados oficialmente nos próximos dias pelo secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

‘‘O que posso garantir é que o planejamento visa manter, no mínimo, as condições da operação no ano passado’’, afirmou Perrenoud aos prefeitos e representantes do Governo do Estado presentes na reunião do Condesb.

Polícia Civil

Não será apenas a PM que terá reforços na temporada. Para garantir agilidade no registro de ocorrências nos distritos policiais (DPs), a Polícia Civil deverá receber 75 homens.

‘‘Serão 25 delegados e 50 escrivães’’, disse ontem o delegado Alberto Corazza, diretor do 6º Departamento de Polícia Civil do Interior (Deinter-6). ‘‘No ano passado, foram 20 delegados e 35 escrivães (um total de 55 policiais)’’.

Os reforços nas delegacias não abrangerão o número de investigadores. Segundo Corazza, o acréscimo na quantidade de delegados e escrivães é mais eficaz.

Por um motivo: em anos anteriores, a demora no registro de ocorrências e flagrantes de crimes muitas vezes fazia com que viaturas da PM ficassem parada nos DPs, o que prejudicava o patrulhamento nas ruas.

Com os reforços de delegados e escrivães, diminuiria o tempo de elaboração dos boletins de ocorrência (BOs), flagrantes e termos circunstanciados. Assim, os PMs seriam liberados mais rapidamente dos procedimentos burocráticos nos DPs.

‘‘Com mais um delegado e escrivães, o trabalho no distrito melhora muito’’, disse Corazza.

Sem detalhes

As quantidades de reforços por município não foram divulgadas nem por Corazza nem por Perrenoud. Mantidos os critérios da última Operação Verão, do total de 1.645 homens, 1.235 ficarão nas cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O restante irá para o Litoral Norte.

A Operação Verão também contará com o incremento de viaturas e motocicletas. E receberá homens de guarnições especiais da PM, como a Rota e o Grupo de Operações Especiais (GOE).

Os participantes da operação serão hospedados em escolas e alojamentos definidos pelas prefeituras. Por meio de convênios firmados com a PM, os municípios também fornecerão alimentação aos militares.

Ontem, na divulgação do esquema da Operação Verão, Perrenoud foi questionado pelo prefeito Beto Mansur (PP), que preside o Condesb.

Mansur reclamou de ‘‘tumultos’’ provocados pela Rota na última temporada. ‘‘Eu mesmo vi a Rota andando na contramão, na avenida da praia, em alta velocidade’’, disse o prefeito de Santos. ‘‘Seria importante que este pessoal da Rota viesse antes para se ambientar à Cidade’’.

Perrenoud respondeu. Disse que, neste ano, as guarnições da Rota terão o ‘‘foco’’ voltado ao crime organizado e narcotráfico. ‘‘Elas ficarão mais nas periferias e nos bairros-cota de Cubatão’’.