PM lança ronda com motos em São José

Vale Paraibano - Sexta-feira, dia 27 de outubro de 2006

sex, 27/10/2006 - 11h43 | Do Portal do Governo

Programa Rocam começa hoje e vira nova ‘arma’ de combate ao crime, principalmente, roubos e furtos

São José dos Campos

A Polícia Militar inicia hoje o programa Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) em São José dos Campos –uma nova ‘arma’ para o combate ao crime, principalmente, roubos e furtos.

Serão 36 motos, com equipamentos especiais, que serão empregadas nos principais ‘corredores’ da cidade para prevenir delitos e aumentar a ‘sensação de segurança’ da população.

Hoje, serão entregues as primeiras 30 motos em uma solenidade na zona leste (leia texto nesta página). As outras seis, de acordo com o CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), estão em fase de aquisição.

São José será a quinta cidade da região a ter a Rocam. Em Campos do Jordão, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba o programa já está em operação.

Em São José, as motos –equipadas com sirene, iluminação de emergência high-light e rádio portátil– serão distribuídas entre dois batalhões: o 1º e o 46º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com 16 e 14 motos, respectivamente. A previsão é de que o 1º receba mais 4 e o 46º outras 2 motocicletas.

CORREDORES – A escolha dos corredores que receberão as Rondas Ostensivas se deu após mapeamento da PM dos índices criminais e também das avenidas e ruas com maior circulação de pessoas e veículos (veja quadro nesta página).

“O principal objetivo desse programa de policiamento é a prevenção de ilícitos penais, principalmente nos grandes corredores de trânsito, e sobretudo nos municípios mais populosos, propiciando um aumento da sensação de segurança e redução dos índices criminais”, disse o comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves.

Os policiais envolvidos com o programa receberam treinamento específico e cumprirão um itinerário pré-definido.

“É um avanço no combate à criminalidade, como foi o uso das bicicletas. É uma medida preventiva. [As motos] têm maior mobilidade, entram onde as viaturas de quatro rodas não conseguem entrar”, afirmou o comandante do 46º BPM-I, tenente coronel Cláudio Miguel Longo.

AMPLIAÇÃO – De acordo com o comando da PM no Vale, a intenção é implantar a Rocam em 15 municípios da região. A previsão é de 116 motos sejam usadas na região, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Na região, devem receber ainda o programa: Ilhabela, Cruzeiro, Guaratinguetá, Aparecida, Lorena, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba e Jacareí.

“Nas cidades onde a Rocam foi implantada ocorreram excelentes resultados, sobretudo no Litoral Norte. Foi grande a receptividade por parte da comunidade para o programa Rocam. Nos locais abrangidos pela sua atuação houve uma significativa redução de índices criminais”, disse.

ATUAÇÃO – O programa Rocam possui três formas de atuação, variando de acordo com as características próprias do local –por área de interesse de segurança, em sistema integrado e nos principais corredores.