PM irá fiscalizar ruas sem luz

Jornal da Tarde

qui, 08/04/2010 - 7h05 | Do Portal do Governo

Policiais também vão relatar problemas como a presença de mato alto em praças e ruas

Bairros onde há maior concentração de casas noturnas, cinemas e teatros estão na lista da “Operação Visibilidade Noturna” da Polícia Militar (PM), que começou oficialmente ontem, às 20 horas. A nova medida, adotada para evitar crimes e impedir que os paulistanos boêmios fiquem parados em congestionamentos, inclui ainda uma missão aos policiais: identificar problemas relacionados indiretamente a segurança, como ruas mal iluminadas e mato alto em praças e terrenos.

Durante a ação, das 20h às 2h, viaturas vão permanecer estacionadas nas esquinas. Isso possibilitará que PMs façam anotações do que julgarem necessário. Postes com lâmpadas queimadas serão um dos alvos. No dia seguinte, o relatório do efetivo é enviado as subprefeituras de cada região para que sejam feitos reparos. Fazem parte da ação os bairros Morumbi, na zona sul, Pinheiros e Vila Madalena, na zona oeste, e os bairros da região central.

O comandante interino do policiamento da capital Marcos Chaves explica que esse relatório é uma preocupação da corporação desde 2004, quando a tropa da cidade passou a encaminhar pedidos sobre irregularidades que poderiam resultar em insegurança.

“Nosso objetivo nessa ação é mostrar a polícia presente em horários que as pessoas saem para se divertir depois de um dia de trabalho”, explica. Para o oficial, o foco principal da ação é colaborar inclusive com a fluidez do trânsito. Segundo ele, veículos também serão fiscalizados.

O coronel explica que, além das viaturas, os 34 policiais em serviço vão ter apoio de PMs em motocicletas, que irão atuar em um raio de 500 metros da viatura.

Os bairros escolhidos passaram por uma análise do indicadores criminais. Desde o dia 12 de março a Operação Visibilidade Noturna atua em experiência. Ontem, foi dada a largada para o programa, que será permanente. Eventualmente, alguns bairros podem ser substituídos no cronograma.

O especialista em segurança Felipe Gonçalves aprova a medida. “A iluminação tem um efeito inibidor para assalto. Se o policial mostrar o problema (aos órgãos municipais) ajuda a resolver.”

A assessoria de imprensa da PM informou que esse procedimento faz parte de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo “que tem dado bons resultados”.

Saiba mais

Horário da operação: Das 20h às 2h
Efetivo: Trinta e quatro policiais militares, entre eles do Batalhão de Trânsito, irão permanecer de plantão
Metas: Melhorar trânsito e a segurança em áreas de casa noturna e anotar problemas como falta de luz