PM incentiva o uso de bicicletas nas patrulhas

A Tribuna - Sexta-Feira, 9 de Setembro de 2005

sex, 09/09/2005 - 11h41 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Uma cena cada vez mais comum vem se repetindo na Cidade. Utilizando bicicletas, policiais militares realizam rondas preventivas em pontos movimentados para coibir a prática de assaltos.

O que à primeira vista pode parecer uma inusitada medida de economia é, na verdade, uma importante operação de apoio para as ações de segurança na Cidade.

A PM conta com 44 bicicletas e 28 homens da corporação treinados para atuar nessa função. As equipes atuam em duplas, com os mesmos equipamentos utilizados nas viaturas, como o colete à prova de balas, armas de fogo, spray de pimenta e radiocomunicador. O diferencial está no uniforme, composto por blusas de malha e bermudas, para facilitar o manuseio das bicicletas.

As áreas da Cidade que contam com este tipo de policiamento são: Boqueirão, Gonzaga, orla da praia, Zona Noroeste e Centro, preferencialmente em pontos próximos de grandes concentrações de estabelecimentos comerciais.

O tenente-coronel Cláudio Marques Trovão, comandante do 6º Batalhão da PM, explica que o projeto foi implantado inicialmente em caráter experimental no Campo Grande, que mantém uma Base da Polícia Comunitária. ‘‘O resultado foi surpreendente. Como eles não utilizam as fardas tradicionais, acabaram ficando mais próximos da comunidade, fazendo contatos fundamentais para a solução de ocorrências ou simplesmente na prevenção delas’’.

Essa interação com a comunidade faz parte da proposta do programa Base Comunitária da PM. ‘‘A sociedade em geral precisa ter consciência de que a segurança depende da colaboração de todos. Ao informar o policial, o cidadão está contribuindo nesse processo’’.

Outro ponto destacado pelo oficial PM diz respeito à rapidez de deslocamento. ‘‘Em casos de perseguições a marginais que efetuam o furto a pé ou com bicicletas, a interceptação acaba sendo muito mais rápida’’.

Cláudio Marques Trovão explicou que essas operações complementam as realizadas pelas equipes que usam motocicletas e viaturas convencionais (perua Blazer ou carros de passeio).

‘‘Temos hoje um mapeamento completo das ocorrências, que permite nortear as ações preventivas. Conforme a necessidade, poderemos deslocar mais equipes para determinados locais’’, assinalou o comandante.

Resultados confirmam eficácia

Atuando com bicicletas neste primeiro semestre, os policiais militares Luiz Antônio dos Santos e Maik Landolfi Vidal conseguiram efetuar oito apreensões de armas de fogo e diversas ocorrências de porte ilegal de entorpecentes, confirmando a eficácia desse tipo de operação.

Os dois garantem que o dia-a-dia dos policiais-ciclistas não difere muito dos que usam as viaturas motorizadas (automóvel e motos). ‘‘O que acontece é que acabamos ficando mais ligados no movimento diário, pelo simples fato de estarmos ainda mais próximos, nas ruas. Um está sempre dando cobertura para o outro, verificando possíveis atitudes suspeitas’’, explicou Santos.

Por sua vez, Vidal ressaltou a proximidade com a comunidade. ‘‘Somos tratados como pessoas amigas pelos moradores. Sempre param a gente para conversar e contar algum tipo de novidade ou problema que esteja acontecendo. Assim, acabamos sabendo detalhes de uma determinada ocorrência ou o paradeiro de um suspeito procurado pela polícia’’.

Santos disse que a recompensa maior é poder evitar a ocorrência. ‘‘Atuar preventivamente dá mais prazer. É gratificante ver o sorriso de confiança e tranquilidade nas pessoas. Nos dá uma sensação de dever cumprido’’.