PM firma acordo antifumo

Jornal da Tarde

sex, 14/08/2009 - 8h11 | Do Portal do Governo

A Santa Casa de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde e a Polícia Militar firmaram parceria para ajudar os policiais no tratamento para parar de fumar. A proposta é levar auxílio médico e terapêutico aos agentes que querem largar o vício, grupo que deve aumentar com a chegada da lei antifumo que proíbe o uso do tabaco até mesmo nas viaturas. 

Um levantamento preliminar mostra que cerca de 25% dos oficiais são fumantes. Pelo convênio, o governo fornecerá os medicamentos para o tratamento e a Santa Casa, além de oferecer o espaço para as consultas de uma parte dos policiais, vai treinar as equipes médicas da PM. “Fomos procurados pela Santa Casa e vamos contribuir com o repasse de medicações”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

Com a vigência da nova legislação, empresas privadas também estão mais interessadas em oferecer ajuda aos funcionários que querem parar de fumar, afirma José Sica, presidente do Instituto Brasileiro de Informações em Saúde (Ibis). “Antes da legislação, éramos procurados por cinco empresas por mês”, afirma Sica. “Hoje, já são em média nove clientes mensais e tivemos picos de 12”, informa ele.