PM faz combate a desmanches em Taubaté

Valeparaibano/São José dos Campos

qui, 23/07/2009 - 8h44 | Do Portal do Governo

Objetivo é reduzir índices de furto e roubo de carros, que dobraram no primeiro trimestre deste ano 

O comando da Polícia Militar de Taubaté lançou uma ofensiva contra os desmanches ilegais usados para desmontar e adulterar veículos roubados na cidade. 

A iniciativa foi adotada pela PM para combater os furtos e roubos de carros, que dobraram no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2008, Taubaté registrou 143 furtos e 56 roubos de carros nos três primeiros meses do ano. De janeiro a março de 2009, os números saltaram para 296 furtos e 105 de roubo.

A PM tem itensificado o trabalho nas regiões onde a incidência do crime é maior para prevenir a ação dos bandidos. O fechamento de desmanches também tem sido constante na cidade.

Somente na última terça-feira duas oficinas de funilaria que eram utilizadas como desmanches clandestinos foram fechadas por policiais militares no bairro Gurilândia.

De acordo com o capitão José Ronaldo Andrade, do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Taubaté, o serviço velado da PM faz o mapeamento diário de todos os crimes registrados.

O levantamento mostra que tipo de crimes ocorrem com maior incidência e que regiões são mais afetadas. Com base nesse trabalho, a corporação define as estratégias de combate e prevenção.

Metas – “Todos os policiais da corporação vão para as ruas direcionados, sabendo o que terão que fazer e qual o tipo de crime dar prioridade na prevenção de acordo com o local que vão trabalhar naquele dia”, disse Andrade.

Segundo o capitão, as regiões que atualmente têm apresentado maior índice de furtos e roubos de veículos são a área central e o centro expandido devido a concentração de estabelecimentos comerciais e universidades.

Em relação aos pontos onde a polícia tem encontrado maior número de desmanches e recuperado veículos roubados, além da Gurilândia, estão os bairros Imaculada Conceição e Três Marias.

Nesses locais, o policiamento ostensivo, como a Força Tática, trabalha principalmente na recuperação dos produtos roubados e na prisão dos criminosos. 

“Cada área da cidade tem suas características, mas o crime é cíclico, vai mudando de acordo com a pressão da polícia. Se a gente começa a apertar em um certo ponto, os bandidos começam a procurar novos locais e migram. Por isso é importante este monitoramento diário das informações”, disse.

Flagrantes – O primeiro desmanche foi ‘estourado’ pela manhã e funcionava nos fundos de uma oficina na rua Marquês de Rabicó. Foram apreendidos cinco carros e um caminhão roubados, 48 pinos com números e letras do alfabeto usados para a adulteração de chassi e motor, placas e dezenas de ferramentas.

Outros cinco veículos foram encaminhados para a perícia para saber se também eram de origem criminosa. O proprietário da oficina Nilton Magalhães de Oliveira, 45 anos, foi preso em flagrante por receptação.

Enquanto os policiais faziam o registro da primeira ocorrência no 3º Distrito Policial, a PM recebeu uma outra denúncia anônima sobre um desmanche que funcionava na avenida Osvaldo Barbosa Guisard, também no Gurilândia.

A PM foi até o local indicado e encontrou um Ford Fiesta totalmente cortado e desmanchado. O dono da casa, Hernandes Moreira Barbosa, foi preso em flagrante por receptação.