PM fará concurso para 2.500 vagas de soldado

Agora São Paulo - Terça-feira, 29 de julho de 2008

ter, 29/07/2008 - 9h40 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo vai realizar um concurso para preencher 2.500 vagas de soldado de 2ª classe. O edital deve ser publicado, entre hoje e amanhã, no “Diário Oficial” do Estado. As inscrições deverão começar na segunda semana de agosto, e a previsão é que as provas sejam realizadas em outubro.

Requisitos

Os candidatos devem ter o ensino médio completo, entre 18 e 30 anos de idade e estatura mínima de 1,65m. Além disso, é preciso ser brasileiro e estar em dia com as obrigações eleitorais, ou seja, ter votado nas últimas eleições ou, em caso de ausência, ter justificado o voto. A ficha criminal limpa também é requisito para ser um soldado da PM.

O salário inicial é de R$ 1.290, mas há outras gratificações. Quem trabalha em locais considerados muito distantes, recebe o adicional de localidade de exercício, por exemplo. A taxa de inscrição deverá ser de R$ 32. Estudantes, desempregados e quem ganha até dois salários mínimos terão 50% de desconto.

O concurso

O concurso será organizado pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), e a prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, divididas entre as seguintes matérias: língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Após as provas objetivas, os candidatos aprovados ainda deverão passar por mais cinco etapas, realizadas pela própria Polícia Militar. São elas: prova de condicionamento físico, exames médicos, exames psicológicos, investigação social e análise de documentação.

Na seleção realizada no ano passado, a Polícia Militar recebeu 80 mil inscrições, sendo que 17 mil candidatos passaram para a segunda fase.

Em abril deste ano, cerca de 800 selecionados do concurso de 2007 tomaram posse. Em julho, de acordo com a PM, mais 714 aprovados iniciaram na corporação, e a previsão é que, em dezembro, outros 600 selecionados comecem a exercer suas funções na carreira.