PM cria rondas com motos em São José

Vale Paraibano - Quarta-feira, dia 28 de junho de 2006

qua, 28/06/2006 - 10h35 | Do Portal do Governo

Alexandre Alves

São José dos Campos

A Polícia Militar de São José dos Campos inicia em agosto o patrulhamento com motocicletas na cidade, através do projeto Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas).

Para tanto, a prefeitura vai repassar R$ 100 mil para a PM adquirir seis motocicletas de 400 cilindradas, padrão da Rocam. As motos se juntarão a outras 30 que são adaptadas pela PM.

Com 36 veículos e policiais em operação, o CPI-1 (Comando do Policiamento do Interior) prevê o início do projeto Rocam em São José até o começo de agosto.

Segundo o coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante do CPI-1, as motos darão maior agilidade e mobilidade ao patrulhamento da PM nas ruas.

“A Rocam é um programa de policiamento cujas características são controle e visibilidade. As motos circularão pelos principais corredores de trânsito da cidade e pelos locais de maior fluxo de veículos e pessoas”, disse Alves. “As metas são reforçar o patrulhamento e inibir a ação de criminosos”.

PATRULHAMENTO – De acordo com a Polícia Militar, 20 motos patrulharão as regiões central e norte, sob a responsabilidade do 1º Batalhão, e outras 16 as zonas sul e leste, área do 46º Batalhão.

“As rotas já estão estabelecidas e os policiais militares vão passar por uma fase final de treinamento para assumir o policiamento nas motos”, afirmou o comandante do CPI-1.

REPASSE – O recurso será repassado à PM através de convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado da Segurança Pública que aguarda aprovação do projeto pela Câmara. A proposta deve ser votada no início de julho.

De acordo com o projeto, o recurso destinado à PM sairá do orçamento da Secretaria de Defesa do Cidadão e será usado para a aquisição e adaptação das seis motos. O pagamento será feito em uma única parcela.

“Apoio e parceria entre governo e polícia são importantes para a população. Além de eficiência, trazem mais segurança”, disse Antonio Fernando Pereira, secretário de Defesa do Cidadão.

PARCERIA – O secretário classificou como fundamental a parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar. Para ele, o projeto Rocam vai ajudar na aproximação do policiamento com a população, além de dar mais agilidade à ação policial.

“Com as motos, os policiais poderão agir rapidamente, se necessário. Essa agilidade interessa ao cidadão”, disse.