PM começa Operação Verão no litoral

ValeParaibano - Terça-feira, 27 de dezembro de 2005

ter, 27/12/2005 - 16h18 | Do Portal do Governo

Alexandre Alves

Caraguatatuba

A Polícia Militar começa hoje a Operação Verão no Litoral Norte, que receberá reforço de 462 homens no policiamento, distribuídos nas quatro cidades –Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Atualmente, a região conta com 484 policiais militares.

Com previsão de receber mais de 2,5 milhões de turistas durante a temporada, o litoral contará também com reforço de 18 viaturas e três bases comunitárias móveis, que se somarão às atuais viaturas na região. A Operação Verão termina dia 31 de janeiro.

A solenidade de abertura da operação ocorrerá hoje às 10h, em Caraguá, na avenida Arthur da Costa Filho, em frente à praça de Eventos. Policiais destacados para o policiamento extra desfilarão no local.

A Operação Verão visa intensificar as ações da polícia no Litoral Norte, propiciando a garantia da tranquilidade de moradores e turistas. Nessa temporada, haverá também um pelotão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de São Paulo, atuando na região com 24 policiais e seis viaturas, além do uso de dois helicópteros na operação.

NOVIDADES – Outras novidades no patrulhamento ostensivo para a temporada de verão serão a chegada de pelotão do regimento da Polícia Montada, com 20 homens e 10 cavalos, e duas equipes do canil da PM, com oito policiais e quatro cães.

Segundo o coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior-1), de São José dos Campos, também serão reforçadas as atividades de Corpo de Bombeiros, rádio patrulhamento, Força Tática, base comunitária e os policiamentos integrado e comunitário, além de ronda com motocicleta, bicicleta e a pé.

“A região terá um policiamento bastante equilibrado e fortalecido. Creio que será suficiente para garantirmos a segurança dos turistas e das populações locais”, disse Teixeira Alves.

PARCERIA – O comandante disse que, entre as operações que serão realizadas no Litoral Norte, destaca-se os bloqueios fixos nas entradas e saídas das cidades.

“Ninguém vai entrar ou sair (da região) sem passar por um bloqueio da PM. Nem todos serão parados, é óbvio, mas todos terão que passar pelas nossas viaturas. A fiscalização será mais rigorosa”, afirmou.

O comandante da PM no Vale do Paraíba também ressaltou as parcerias que foram estabelecidas com prefeituras do Litoral Norte.

CÂMERAS – Em Caraguá, por exemplo, será inaugurado hoje o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo. Três delas vigiarão durante 24 horas trechos da Avenida da Praia, local de grande concentração de pessoas durante a temporada. O equipamento será operado por funcionários da prefeitura e por policiais militares.

A PM de Caraguá inaugura hoje, às 11h, a nova sede da segunda companhia, cujo prédio foi reformado e alugado pela prefeitura, que gastará cerca de R$ 40 mil por ano com a sede.

SÃO SEBASTIÃO – Em São Sebastião, às 13h30, a PM lança os projetos Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Copom On-Line e implantação do disque-denúncia pelo número 181.