PM apreende 300 kg de drogas no Litoral

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 31 de agosto de 2004

ter, 31/08/2004 - 9h26 | Do Portal do Governo

Policiais de São Vicente localizaram 220 kg de maconha e 80 kg de cocaína em um sobrado

FILIPPO MANCUSO

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar de São Vicente a fazer, na tarde de ontem, a maior apreensão de drogas registrada desde o início do ano na Baixada Santista. No total, foram mais de 300 quilos de entorpecentes – 220 kg de maconha e 80 kg de cocaína – escondidos em um sobrado de alvenaria na favela Sá Catarina de Moraes, no bairro do Catiapoã.

O local, utilizado para estocagem e distribuição da droga, servia também como laboratório de refino. Boa parte da maconha estava prensada e embalada, em pacotes de dois quilos, para venda. A cocaína foi encontrada pura e fragmentada em pedras de crack.

Após mais de quatro horas nos trabalhos de pesagem e contagem, a droga foi armazenada em um depósito do Instituto Médico-Legal IML, dentro do Palácio da Polícia. Além da droga, os policiais encontraram três armas, sendo duas pistolas automáticas e uma submetralhadora, mais de mil projéteis – a metade deles usado em fuzis -, US$ 1.054, R$ 400, uma televisão, um computador e uma máquina fotográfica digital.

Na memória da câmera foram encontradas 12 fotos. A PM suspeita serem de traficantes da Praia Grande. O material foi encaminhado para investigação. Segundo o delegado Niêmer Nunes Júnior, que preside o inquérito, compete aos investigadores, a partir de agora, encontrar o paradeiro do proprietário da casa utilizada pelos traficantes. ‘Já estamos rastreando contas telefônicas para identificá-lo. Encontrar o dono do local é o principal elo para se chegar aos criminosos.’

Nunes Júnior afirma ainda que a polícia já trabalha com o nome de um possível comprador.

‘Posso adiantar que essa pessoa, moradora de São Vicente, compraria 120 kg de toda a droga encontrada no local.’