Piso especial vai facilitar o caminho dos cegos nas estações do Metrô

Diário de S. Paulo - 4/12/2002

qua, 04/12/2002 - 10h19 | Do Portal do Governo

O revestimento foi instalado ontem na estação Marechal

O acesso de deficientes visuais à Estação Marechal Deodoro do Metrô ficou mais fácil desde ontem, quando foi instalado um piso tátil — borracha em alto relevo, aplicada sobre o piso normal — que traça um caminho desde as entradas da estação até o local de embarque nas plataformas. Com isso, os deficientes têm total autonomia para circular. Segundo a Secretaria de Transportes, a intenção é implantar o piso tátil em todas as estações.

Além do piso, o Metrô lançou ontem um guia para portadores de deficiência visual, feito em braile, com informações sobre o sistema e instruções de uso das instalações e dos trens. O manual contém, ainda, o mapa da rede metroviária.

Ontem, Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acompanhou a apresentação de uma das vans do Projeto Integrando, que está sendo implantado pela EMTU e pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado para propiciar a deficientes físicos um serviço especial de transporte na Grande São Paulo. Além disso, foram inaugurados dois elevadores para portadores de deficiência física na Estação Brás da CPTM.