Piscinões terão sistema de alerta

Diário do Grande ABC - Santo André - Quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

qui, 29/01/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

Os 12 piscinões construídos pelo governo estadual no Grande ABC deverão ter um sistema de alerta que informe quando os reservatórios estão cheios. O mecanismo, discutido nesta quarta-feira durante a reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, deverá ser incluído no plano integrado de defesa civil da região, que abrange Defesa Civil estadual, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), IG (Instituto de Geologia), Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais e municipais.

A elaboração desse sistema deverá constar nos acordos a serem assinados entre representantes das prefeituras e governos estadual e federal, no início de fevereiro. O mecanismo será integrado ao monitoramento que já existe hoje nos reservatórios de São Paulo, com pluviômetros tanto nos piscinões como nos rios, que indicam quando os reservatórios estão enchendo e quando vão transbordar.

Os sensores instalados nos reservatórios passarão informações para uma central de controle que informará os níveis de cada piscinão no site do DAEE (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica). “O sistema estava sendo discutido separadamente do plano de Defesa Civil e na reunião foi pedida a integração das duas coisas. A partir dessa integração, serão discutidas ações conjuntas para cruzar as informações e ajudar no trabalho de prevenção e nos problemas de deslizamento”, disse o assessor da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Energia e Saneamento, Sílvio Aleixo.