Pinacoteca volta a expor as 4 obras roubadas em junho

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 26 de agosto de 2008

ter, 26/08/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

As quatro obras roubadas da Estação Pinacoteca, em São Paulo, voltam a ser expostas nesta terça-feira, 26, pouco mais de dois meses após serem furtadas. Não haverá cerimônia ou evento especial. Inicialmente, deveriam ficar expostas na Pinacoteca só nesta semana. Por causa dos furtos, o encerramento da mostra foi adiado para o dia 5 de outubro.

No dia 12 de junho foram levadas as telas Mulheres na Janela (1929), o óleo sobre cartão de Di Cavalcanti, O Pintor e seu Modelo (1963), gravura de Picasso; Minotauro, Bebedouro e Mulheres (1933), gravura de Picasso e Casal (1919), guache sobre cartão de Lasar Segall. As quatro obras estão avaliadas em US$ 560 mil.

A primeira obra recuperada foi O Pintor e seu Modelo, no dia 19 do mês passado. A gravura estava escondida sob o telhado de um prédio da Cohab José Bonifácio, em Itaquera, zona leste. Uéslei Teobaldo Barros, de 30 anos, foi preso no local.

No dia 6, a polícia recuperou o guache de Segall e o óleo de Di Cavalcanti. A última obra, Minotauro, Bebedor e Mulheres, foi encontrada no dia 16, após ter sido devolvida pelos ladrões. A gravura de Picasso foi abandonada perto do km 13 da Rodovia Raposo Tavares.

Além de Barros, foram presos Edmílson Silva do Nascimento e Alex Santana dos Santos. Três acusados estão foragidos: Marcelo Dias de Souza, Paulo César Soares e Diego Constantino de Oliveira. Os dois primeiros são acusados por policiais do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) de entrar com Barros na Pinacoteca e furtar as telas.

As obras passaram por análise técnica de peritos da Fundação Nemirovsky, dona dos quadros e gravuras. A autenticidade foi comprovada. Todas estavam em perfeito estado. Apenas as molduras passaram por manutenção.

Em dezembro de 2007, o Masp também foi roubado. Na ocasião, foram levadas as obras O Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, e o Lavrador de Café, do Cândido Portinari, Casal, de Lasar Segall foram furtados.

Depois que elas voltaram a ser expostas no museu, houve uma grande procura do público para ver as duas obras. Questionada sobre um possível aumento do público, a Estação Pinacoteca afirma que não espera a mesma resposta. O aumento deve acontecer devido ao início da exposição da artista Beatriz Milhazes, marcada para o dia 6 de setembro, segundo a assessoria de imprensa do museu.

O ingresso para ver as obras expostas na Pinacoteca custa R$ 4 reais e o serviço é gratuito aos sábados. A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66, na Luz e o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18 horas.