Pinacoteca exibe recentes aquisições

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

sex, 25/01/2008 - 15h09 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Pinacoteca do Estado inaugura hoje, no quarto andar do prédio da Estação Pinacoteca, mostra com 102 obras contemporâneas de 57 artistas, que entraram para o acervo do museu a partir de 2002. A exposição, com curadoria coletiva feita pelo Núcleo de Pesquisa em História e Crítica de Arte da instituição, privilegia a diversidade de gêneros – há pintura, fotografia, escultura, gravura e desenho – e o enxugamento do número de obras selecionadas para que o visitante possa contemplar cada trabalho com respiro entre uma peça e outra. ‘Não adianta atropelar tudo’, diz Ivo Mesquita, curador-chefe da Pinacoteca. Segundo ele, nesse sentido, optou-se por não colocar no espaço expositivo, formado por três amplas salas, as instalações (há assinadas por Laura Vinci, Marepe e Iran do Espírito Santo, por exemplo).

Ivo Mesquita, também curador da 28ª Bienal de São Paulo, que ocorrerá este ano, afirma que a Pinacoteca adquiriu de 2002 para cá mais de 1.700 obras de arte contemporânea. Como ele explica, as aquisições foram feitas por meio de doações de artistas – na maioria, que expuseram, ultimamente, na instituição -; de galeristas que representam esses criadores; de colecionadores; ou das obras que foram compradas pela Associação de Amigos da Pinacoteca. ‘Desde 2002 o Estado não fez nenhuma aquisição de obra para o museu’, diz Mesquita, completando que apenas entraram para o acervo do museu, via governo, obras transferidas da coleção estadual.

Para o curador-chefe, o acervo da Pinacoteca tem lacunas. Mesmo que seja uma instituição com forte presença de obras do século 19, faltam, segundo Mesquita, pinturas desse período que tratem de temas históricos. Ele ainda afirma que o foco da Pinacoteca, ultimamente, tem sido a arte contemporânea. ‘Porque estamos criando um museu para o futuro’, diz.

Na mostra agora abrigada na Estação Pinacoteca, a curadoria procurou fazer relações de linguagens (de forma e de cor) entre as obras – um destaque nesse sentido é o diálogo entre pinturas recentes de Paulo Pasta e de Marco Giannotti. ‘Na sala do meio, também, há muitos trabalhos que tratam da questão do corpo ou do ambiente social em que se vive’, diz Ivo Mesquita. No café do museu está exposta obra de Pazé.

Serviço Arte Contemporânea: Aquisições Recentes da Pinacoteca do Estado. Estação Pinacoteca. Largo General Osório, 66, tel. 3337-0185. De 3.ª a dom., das 10 h às 18 h.R$ 4 (sáb. grátis). Até 2/3. Abertura hoje, às 11 horas.