Pesquisadores desenvolvem um substituto para o amianto

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

seg, 27/12/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

Fibra mineral, que causa riscos à saúde, será proibida no Estado de São Paulo a partir do dia 1º

Alessandro Greco

A partir de 1.º de janeiro de 2005, a importação, fabricação e comercialização de amianto estará proibida em todo o Estado de São Paulo. Usado em produtos como caixas-d’água e telhas, o produto, sua extração e processamento causam sérios danos à saúde (veja quadro abaixo).

Para substituí-lo, pesquisadores do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) desenvolveram uma fibra cerâmica.

Não se trata de uma fibra qualquer, mas um material que não faz mal à saúde. ‘É biocompatível. Não tem problema absorvê-lo pela respiração, diferentemente do que acontece com o amianto’, afirma Elson Longo, coordenador do CMDMC. O projeto contou com a colaboração também do professor José Arana Varela da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O melhor deste novo produto, no entanto, é o custo de fabricação do material, escória de alto-forno, um subproduto da produção de aço na CSN. ‘A grande sacada é a economia de energia, pois não é preciso fundir o material. Ele já sai assim do alto-forno’, explica Longo, que teve a idéia de produzir essas fibras há um ano e meio. ‘A escória era um grande problema para a CSN. Ela era retirada e amontoada. Tinha pouquíssimo uso’, completa ele.

Segundo Longo, a fibra cerâmica, além de substituir o amianto, pode também ser aplicada para aumentar a resistência mecânica do cimento e para fazer isolamento térmico, entre outras aplicações.

O pedido de patente da descoberta – dividida meio a meio com a CSN – já foi depositada. Na semana passada, uma empresa estrangeira mostrou interesse em construir uma fábrica para produção dessas fibras em conjunto com a CSN. ‘Após a decisão, é uma questão de meses para a fibra chegar ao mercado’, diz Longo. E completa: ‘Vai faltar escória.’

O que é o amianto

O amianto é uma fibra mineral, natural, sedosa, muito empregada pela indústria na fabricação de telhas, caixas d’água, pastilhas de freio, roupas especiais, termoplásticos e tintas.

Características: Não queima, é resistente, tem boa capacidade isolante, durabilidade, flexibilidade e facilidade de ser tecido.

Riscos: É reconhecidamente cancerígeno e pode causar também doenças respiratórias. Pode causar a asbestose, uma fibrose pulmonar que diminui a elasticidade dos pulmões, dificultando a respiração.