Pesquisa do IAC recomenda girassol em opção à silagem

Gazeta Mercantil - Agronegócios - 3/7/2003

qui, 03/07/2003 - 10h27 | Do Portal do Governo

Regina Neves, de São Paulo


Gazeta Mercantil – Agronegócios – 3 de julho de 2003

Originária da América do Norte, planta tem maior proteína e menor custo que o milho e gera mais energia para animais

O girassol, planta originária da América do Norte e muito usada na produção de óleo comestível, na alimentação de pássaros e na jardinagem, pode ser também uma boa opção para silagem, segundo estudo da pesquisadora Maria Regina Gonçalves Úngaro do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), órgão da Secretaria da Agricultura de São Paulo. O IAC completou, no mês passado, 116 anos de atividades em pesquisas agropecuárias.

Segundo Maria Regina, a utilização do girassol para silagem apresenta três vantagens. Uma delas é o oferecimento de 35% a 40% a mais de proteína do que os teores encontrados na silagem de milho, o que viabiliza a redução de material oferecido ao animal. Além disso, o óleo existente no girassol dá mais energia para o animal. Outro benefício para o produtor é o custo de produção de girassol, mais baixo que o do milho.

A variedade de girassol que o IAC indica para esse uso é a IAC-Uruguai, uma das duas variedades desenvolvidas pelo instituto ‘e que apresenta preço bem acessível ao produtor’, diz Maria Regina. De acordo com a pesquisadora do IAC, outro fator de economia no uso de girassol é que o resíduo da extração do óleo, chamado torta, é muito bom para a alimentação, principalmente do gado leiteiro.

Condições ao cultivo

‘O interessante é que a venda da torta cobre parte considerável do curso de produção do girassol’, diz Maria Regina. Com exceção do Litoral, praticamente todo o Estado de São Paulo apresenta condições adequadas para o cultivo de girassol, mas ela destaca que a planta não pode ser cultivada em solos com pH abaixo de 5,2. ‘A cultura do girassol tem boa resistência à seca e ao frio, podendo ser usada com vantagem como segunda cultura. Outra vantagem, é a sua total mecanização’, diz.

O plantio do girassol em São Paulo abrange o período de setembro a março, destacando-se duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

Rendimento

O rendimento de grãos na lavoura de girassol pode atingir e ultrapassar 2,5 mil kg/ha, com a tecnologia nacional atualmente disponível. Em áreas experimentais há registro de rendimentos superior a 3 mil kg/ha. A cultura é pouco exigente em calor, desenvolvendo-se em ampla faixa de temperatura.

O desenvolvimento e a produção de girassol requer bom suprimento de água no solo no período que vai da germinação das sementes ao início do florescimento. Após a formação dos grãos, é favorecida por período seco.

Os solos mais indicados para a produção de girassol são os de textura média, profundos, com boa drenagem, razoável fertilidade e pH de moderadamente ácido a neutro. Solos leves ou pesados podem também ser usados se não houver impedimento para o desenvolvimento do sistema radicular. A colheita pode ser totalmente mecanizada ou semi-mecanizada e ocorre de 100 a 130 dias após o aparecimento da planta.

Segundo pesquisas realizadas pela Embrapa Cerrado a silagem de girassol apresenta alto valor energético e um teor de proteína, em média, 35% superior aos teores encontrados na silagens de milho. No Brasil, na região centro-oeste, segundo a Embrapa, o plantio deve ocorrer do início de janeiro a fim de fevereiro, no Paraná, do início de agosto a meados de outubro e no Rio Grande do Sul de 15 de julho a fim de agosto.

O girassol é uma planta originária das Américas, que foi utilizada como alimento, pelos índios americanos, em mistura com outros vegetais. No século 16, o girassol foi levado para a Europa e Ásia, onde era utilizado como uma planta ornamental e como uma hortaliça. Foi na ex-União Soviética que o melhoramento de girassol, para produzir genótipos com altos teores de óleo, teve início.

Desde então, com o crescimento do consumo de óleo comestível, a produção mundial tem evoluído, sendo liderada pela Rússia, Estados Unidos, Argentina e China. Atualmente, o girassol ocupa o quarto lugar como óleo comestível, seguido da soja, palma e canola. Em 2002, o Brasil plantou 90 mil hectares de girassol.

IAC

O IAC comemorou em junho 116 anos de existência. Em toda a sua história, o IAC pesquisou e introduziu no País cerca de 700 cultivares de 66 diferentes culturas. Em abril último, a entidade criou o sistema de Automatização e Informatização da Rede Meteorológica. O IAC iniciou a coleta e o armazenamento das variáveis meteorológicas no Estado de São Paulo em 1890. Atualmente, das 98 estações meteorológicas administradas pelo IAC, 40 são automáticas.

Em parceria com outras instituições públicas e privadas a rede trabalhada pelo IAC totaliza 121 estações meteorológicas, que coletam dados sobre temperatura, umidade do ar, precipitação pluviométrica, vento, radiação solar, temperatura e fluxo de calor e umidade do solo. Com o sistema, acessando a internet, o produtor tem acesso a informações.