Pela participação plena

Folha de S. Paulo

sex, 03/12/2010 - 14h31 | Do Portal do Governo

LINAMARA RIZZO BATTISTELLA

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Estado de São Paulo promove, hoje e amanhã, a primeira Virada Inclusiva, na qual poder público e sociedade civil unem seus esforços e, principalmente, seu entusiasmo para promover espetáculos culturais, apresentações artísticas, competições esportivas, informações e serviços nos âmbitos da saúde, da justiça e da cidadania. Vamos celebrar a vida.

Neste dia, em que o mundo comemora as conquistas e se dispõe a avançar ainda mais nas questões de acessibilidade, São Paulo vem mais uma vez exercer o seu papel de protagonista na luta por uma sociedade mais inclusiva, tolerante à diversidade e apta a dar a cada um de seus cidadãos os meios e as oportunidades de participar plenamente da vida, dos serviços e das decisões de sua cidade.

Assim como é fundamental o acesso à reabilitação de qualidade, como o oferecido na Rede Lucy Montoro, o acesso à cultura também é fator determinante para que o processo de inclusão avance.

Livros, teatro, cinema, música e dança, a arte em todas as suas formas. Não existe cidadania sem cultura, e nada pode ser mais inclusivo do que a arte. Lazer, entretenimento e convivência social. A atividade física é um excelente meio de convivência, além de trazer significativos benefícios à saúde.

No caso das pessoas com deficiência, é, ainda, um importante instrumento de reabilitação. Neste ano, São Paulo teve o orgulho de organizar as Paraolimpíadas Escolares. Foram mais de mil estudantes competindo de forma saudável pelas medalhas em dez diferentes modalidades esportivas.
Nestes dois dias, essas práticas se multiplicarão por quadras, piscinas e pistas de nosso Estado. Fundamental também é a participação da sociedade civil nesta caminhada. Nesta Virada Inclusiva, as organizações civis irão enriquecer a programação, exibindo seus projetos, oferecendo serviços e abrindo suas portas para que todos possam conhecer o trabalho de quem empunha cotidianamente a bandeira dos direitos humanos.

A compreensão e o respeito à diversidade, enquanto fenômeno inerente à condição humana, devem estimular e viabilizar soluções e processos para uma sociedade que se transforma em busca de sustentabilidade, na perspectiva de novas tecnologias que concretizem a inclusão social.

Na Virada Inclusiva, buscamos deixar para trás preconceitos e desinformações e apresentar em todas as áreas das relações humanas as surpreendentes oportunidades de valorização da diversidade.

É compromisso do governo do Estado de São Paulo trabalhar por uma sociedade mais justa, que garanta a igualdade de oportunidade para cada um de seus cidadãos.

Mas deve ser, sobretudo, uma satisfação reconhecer que fazemos parte de um mundo que constrói uma sociedade mais inclusiva e justa. Façamos deste dia um marco.

Para que possamos fazer da tolerância à diversidade e do respeito aos direitos humanos uma rotina.Uma rotina de participação plena para todos.

LINAMARA RIZZO BATTISTELLA, médica fisiatra, professora da Faculdade de Medicina da USP, é secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.