Pela 1ª vez, Jogos Abertos abrem portas para a capital

Folha de S. Paulo - Terça-feira, 4 de maio de 2004

ter, 04/05/2004 - 9h17 | Do Portal do Governo

Estado e município acertam para cidade disputar em 2005

Eduardo Ohata, da Reportagem Local

Pela primeira vez desde que os Jogos Abertos do Interior começaram a ser disputados – estão em sua 67ª edição-, a cidade de São Paulo terá a chance de disputá-los, no próximo ano. Trata-se do resultado de acordo entre a Secretaria Municipal de Esporte e a Secretaria Estadual da Juventude.

Os vencedores deste ano dos Jogos da Cidade, cuja segunda edição terá início no próximo sábado, estarão credenciados pela prefeitura a representar o município nos Jogos Regionais do próximo ano, na Praia Grande, que por sua vez serão classificatórios para os Jogos Abertos-2005, em Botucatu.

Nos Jogos da Cidade serão disputadas nove modalidades que se sobrepõem aos do programa dos Jogos Abertos: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, natação, bocha, tênis de mesa e judô.

‘[Os Jogos da Cidade] estão no início ainda, por isso não temos tantas modalidades como os Jogos Abertos, mas vamos mudar com o passar do tempo para nos adequar’, afirma Júlio Filgueira, secretário municipal de Esporte.

‘E a longo prazo, a inclusão da capital nos Jogos Abertos enfraquecerá a prática de cidades do interior de adotar paulistas como seus atletas’, conclui Filgueira.

A idéia de São Paulo ir aos Jogos Abertos surgiu da ex-secretária municipal de Esporte, Nádia Campeão, logo depois da criação dos Jogos da Cidade. Foi quando ouviu de muitos esportistas reclamações de que a competição municipal seria limitada, pelo fato de não levar a competições maiores.

‘A Nádia me procurou, argumentou que a cidade se sentia excluída pelo fato de não participar dos Jogos Abertos. Passamos a estudar o caso e agora finalmente chegamos ao acordo com o município’, justifica o secretário estadual da Juventude, Lars Grael.

‘Ao contrário do que ocorre no Rio, por exemplo, onde 80% de sua força esportiva se concentra na capital, em São Paulo o interior é bastante forte. Não acredito que a participação de São Paulo nos Jogos Abertos irá descaracterizar a competição’, finaliza Grael.