Paulistas têm mutirão em 122 hospitais

O Estado de S. Paulo - Sábado, 9 de abril de 2005

sáb, 09/04/2005 - 13h36 | Do Portal do Governo

População pode fazer consultas e exames gratuitos na capital e no interior

A Secretaria de Estado da Saúde realiza hoje, das 8 às 17 horas, um grande mutirão de saúde em 122 hospitais e complexos hospitalares da Grande São Paulo, Baixada Santista e do interior. As unidades vão oferecer consultas em diversas especialidades médicas, além de exames clínicos e laboratoriais. Com essa ação, a maior da história, segundo o governo do Estado, os hospitais pretendem reduzir as longas filas de espera.

Serão dois tipo de mutirão: 16 hospitais estarão abertos à população para consultas, exames e campanhas de prevenção. O restante receberá apenas os pacientes que estavam em fila de espera. A secretaria estima que cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas. ‘O tamanho das filas de espera varia de acordo com o hospital, mas as maiores costumam ser para as cirurgias eletivas’, diz Márcio Cidade Gomes, coordenador de saúde.

Ele garante que o grande número de cirurgias num só dia não vai prejudicar o atendimento de urgência e emergência nos hospitais, já que, nos fins de semana, a demanda costuma ser menor. O coordenador recomenda à população que se informe sobre os tipos de exames e consultas oferecidos em cada unidade hospitalar. ‘Sempre que há um mutirão nós recomendamos que o paciente procure o hospital. É uma boa oportunidade de ele repetir exames simples, mas muito importantes, como teste de glicemia. Se se consta algum problema, a pessoa já é orientada para tratamento’, afirma Gomes.

A Secretaria de Saúde pôs três telefones à disposição para que a população tire suas dúvidas – 150, na capital e (0xx11) 3066-8359, 3066-8684 e 3081-2817 na Grande São Paulo, no interior e Baixada Santista.

O último mutirão organizado pela secretaria ocorreu em outubro. Na época, as filas de espera foram reduzidas em aproximadamente 50%.