Paulistas aprendem a economizar água

Consumo na região metropolitana, que influencia o abastecimento de boa parte do estado, diminui

qua, 22/02/2012 - 16h48 | Do Portal do Governo

Diário de S. Paulo

Os paulistas estão mais conscientes quanto ao consumo de água. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que atende 364 cidades do estado, incluindo a capital, apenas na Região Metropolitana de São Paulo a economia nos últimos dez anos chegou a 14 bilhões de litros por mês, o suficiente para abastecer uma cidade como Salvador (BA).

Provocada pelo impacto de campanhas de educação ambiental, equipamentos hidráulicos mais eficientes e investimentos na redução de perdas na rede de abastecimento (ainda altas, de cerca de 25%), a boa notícia, contudo, não pode gerar comodismo.

De acordo com a Sabesp, o estado, que concentra cerca de 20% da população brasileira, abriga apenas 1,6% da água do país – índice comparável ao da Paraíba e de Pernambuco e ao de alguns países do deserto do Saara.

Na Região Metropolitana, que influencia o abastecimento de boa parte do estado, são apenas 146 mil litros disponíveis por habitante ao ano, volume muito inferior aos 2,5 milhões de litros anuais recomendados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Grande parte da água fornecida aos paulistas tem sua origem em Minas Gerais.

VERÃO/ Com a elevação da temperatura, o consumo de água também sobe, tornando ainda mais importantes as medidas para reduzir o desperdício e as campanhas de conscientização voltadas para todas as idades.

Segundo  Ricardo Chahin, engenheiro do Pura (Programa de Uso Racional de Água da Sabesp), as 1.714 escolas paulistas que adotaram um sistema mais inteligente de manejo do recurso registraram uma redução média de 14% no consumo. “Além das adaptações hidráulicas, realizamos palestras e fornecemos cartilhas por meio das quais os professores podem introduzir o assunto em sala de aula”, diz Chahin.

Uma boa sugestão é a cartilha “Uso Racional da Água no Comércio”, idealizada em parceria com a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) e disponível na página  http://migre.me/7XMVw. Confira acima algumas dicas da publicação e contribua com o uso consciente.

Sugestões para achar vazamentos
Para saber se seu vaso sanitário está vazando, jogue pó de café e espere ele ficar depositado no fundo da porcelana. Se isso não ocorrer, há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Para verificar se há vazamento na instalação que sai da caixa d’água, feche todas as torneiras e não use os sanitários. Feche a torneira da boia da caixa e marque o nível da água. Após 1 hora, verifique se ele baixou.

74% 
é o nível das represas da Sabesp, mas não há risco de racionamento.

Dicas de economia 
Ao tomar banho e lavar o carro

Banhos de 15 minutos consomem 135 litros de água. Se o registro for fechado enquanto a pessoa usa sabonete, esse consumo e a sua conta ficarão  menores.  Já na hora de lavar o carro, prefira um balde e um pano a usar uma mangueira. Se a lavagem durar 30 minutos e a mangueira ficar aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Ao lavar a louça e molhar as plantas
Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e evite deixar a torneira aberta se não estiver enxaguando as peças:  o consumo pode cair de 240 litros para apenas 20 litros. Molhe as plantas de preferência no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a evaporação é menor, e prefira um regador à mangueira.