PATs aumentam as contratações este ano

A Tribuna - 1/6/2002

sáb, 01/06/2002 - 11h24 | Do Portal do Governo

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Estado registraram em fevereiro aumento de 47,83% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 7.418 colocados no segundo mês deste ano contra 5.018 no ano passado.

Além disso, os números de intermediação de mão-de-obra dos PATs de janeiro e fevereiro de 2002 registram aumento de 49,57% de colocados no mercado de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nos dois primeiros meses deste ano, 15.952 trabalhadores conquistaram uma vaga no mercado de trabalho através dos PATs, contra 10.665 no mesmo período do ano passado.

Recorde

Os PATs da Região Metropolitana de São Paulo também se destacaram, alcançando resultado recorde no mês, empregando 96% mais trabalhadores em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mês, 2.275 trabalhadores conquistaram uma vaga no mercado de trabalho contra 1.162 em fevereiro de 2001.

Entre os postos, o destaque do mês de fevereiro ficou com o PAT do Poupatempo de Campinas, que mais uma vez atingiu o primeiro lugar na colocação de trabalhadores no mercado, com 342 admitidos. Neste ano, é o segundo mês consecutivo que o posto conquista a colocação. Em janeiro, foram 440 admitidos.

O PAT do Poupatempo de Campinas também foi destaque em 2001, conquistando o primeiro lugar na colocação de trabalhadores durante o ano, com 3.903 admitidos.

Combate ao desemprego

Para Fernando Leça, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert), o resultado demonstra o esforço do Governo estadual em combater o desemprego. ‘‘Além disso, os trabalhadores já têm os PATs como referência na hora de procurar emprego’’, explica.

Os PATs concentram e disponibilizam os serviços da Sert. As empresas também podem utilizar os postos para oferecer vagas e selecionar pessoal.

No PAT, o trabalhador pode ser encaminhado para uma vaga e conseguir seu emprego, dar entrada no seguro desemprego, ter orientação trabalhista, além de usufruir dos programas da Sert, como os cursos de Qualificação Profissional e Padef (Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência).

Da Reportagem