Patrus e Alckmin discutem cadastro único

O Estado de S. Paulo - Terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

ter, 10/02/2004 - 10h12 | Do Portal do Governo

ROLDÃO ARRUDA

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o governador Geraldo Alckmin se reuniram ontem no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, para discutir a articulação entre programas estaduais e federais e evitar a superposição de recursos.

Conversaram principalmente sobre o cadastro único, que irá reunir dados da União, Estados e municípios sobre as famílias assistidas. ‘Nossa idéia é otimizar os recursos para atender mais famílias’, disse Alckmin. ‘Hoje ainda encontramos uma mesma família recebendo assistência de 3 ou 4 programas. O primeiro passo para evitar isso é o cadastro único.’

Patrus disse que recebeu orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprofundar as articulações os governos estaduais. Ao explicar por qual motivo teria começado por São Paulo, Estado governado por um tucano, disse que foi coincidência, uma vez que estaria na capital paulista para participar de outros eventos, entre eles a Expo Fome Zero, que será inaugurada hoje por Lula.

Outro fator que pode ajudar a explicar a escolha de São Paulo é que se trata de um dos Estados onde o risco da superposição de recursos é bem acentuado.

Alckmin enfatizou, na entrevista após o encontro, a existência de programas estaduais e federais muito semelhantes nas áreas de complementação de renda e segurança alimentar. Também explicou que na capital paulista a articulação entre os programas municipais já é feita de modo bastante eficaz, com o uso de um cadastro único. ‘Nossa intenção agora é estender isso para todos os 645 municípios do Estado. Podemos complementar programas do governo federal ou vice-versa’, disse Alckmin.

O ministro do Desenvolvimento Social ressaltou que ‘tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de São Paulo têm importantes realizações na área de combate à fome’ e que presença da União também é forte no Estado: dos 3,6 milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, 255 mil estão no interior de São Paulo e 54 mil na capital. No total, isso representa um total de benefícios no valor de R$ 20 milhões.