Patrulhamento tem reforço de 90 policiais em Campinas

Correio Popular - Sábado, dia 24 de junho de 2006

sáb, 24/06/2006 - 11h32 | Do Portal do Governo

Militares trabalharão a partir da semana que vem no policiamento ostensivo para prevenção de crimes

Patrícia Azevedo

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

patriciap@rac.com.br

Campinas passa a contar com o reforço de cerca de 90 novos soldados da Polícia Militar, que serão destacados para o policiamento ostensivo na cidade, trabalhando na prevenção dos crimes. Esse contingente faz parte dos 380 soldados que se formaram ontem e serão divididos entre o Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), que engloba 38 cidades da região, e o Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9), da região de Piracicaba. Os 90 policiais serão distribuídos entre os três batalhões de Campinas. “Eles começarão a atuar no policiamento com viaturas, motos e a pé a partir da próxima semana”, afirmou o coronel Roberto Costa, comandante do CPI-2.

Segundo o coronel Costa, estes 90 policiais não irão substituir o contingente de policiais que se aposentam, mas sim, irão somar o efetivo da PM na região, que é de 4,2 mil homens. A turma estudou durante mais de um ano para poder começar a atuar nas ruas. E antes de se formarem, eles fizeram estágio trabalhando nas ruas das cidades da região de Campinas, em Marília e Araraquara.

De acordo com o comandante, a região de Campinas deverá receber outros novos 1,5 mil soldados da Polícia Militar entre 2006 e 2007. “Em setembro, estaremos formando uma turma com 278 soldados; em dezembro, formaremos mais 85; e, em março de 2007, serão formados 328 soldados”, explicou Costa. Ainda de acordo com o coronel, foram abertas outras 400 vagas.

A cerimônia de formatura dos soldados reuniu centenas de pessoas ontem de manhã na Lagoa do Taquaral. Comandantes de batalhões, representantes do Exército, da Polícia Civil e políticos participaram da cerimônia de formatura, que terminou com uma queima de fogos.

Integração

Na semana passada, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter-2), Paulo Afonso Bicudo, anunciou a criação de uma força-tarefa para reduzir os casos de furto e roubo de veículos na cidade. Entre as medidas anunciadas pelo diretor, está a realização de operações de bloqueio em parceria com a Polícia Militar. De acordo com o coronel Costa, estas operações já começaram. “Nós já desenvolvemos, normalmente, um trabalho de integração com a Polícia Civil”, reforçou.