Patrulhamento high tech e sobre rodas

O Estado de S. Paulo – terça-feira, 27 de maio de 2008

ter, 27/05/2008 - 17h23 | Do Portal do Governo

O Estado de S. Paulo

A Polícia Militar fez um teste de conhecimento, ontem, na Praça da Sé, no centro de São Paulo, do “segway” um equipamento elétrico, computadorizado, que pode auxiliar o patrulhamento a pé nos calçadões da cidade. O aparelho atinge uma velocidade máxima de 20 km/h e tem um sensor capaz de evitar choque com pedestres.

Segundo o coronel Álvaro Camilo, chefe do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1- (CPA-M/1), o “segway” funciona com o movimento do corpo. O equipamento gira em torno do próprio eixo. Ele segue para o lado que o piloto inclina o corpo. “Pode ser pilotado apenas com uma mão. Se o piloto for bom, pode se equilibrar e não usar as mãos”, explicou o oficial da Polícia Militar.

De acordo com o coronel, o “segway” tem uma série de vantagens no policiamento: “Ele dá visibilidade porque fica um pouco acima do solo; também tem agilidade, chega rápido ao um local; oferece mais abrangência, pois permite fazer o patrulhamento em uma área maior; ocupa espaço menor do que uma cadeira de rodas”, explicou o coronel.

O oficial disse ainda que a Polícia Militar não sabe o custo do equipamento. “Estamos apenas fazendo um teste de conhecimento. Ainda não é um piloto. Precisamos saber se o equipamento é viável para auxiliar o patrulhamento a pé. Caso seja aprovado, aí sim, vamos negociar com o Comando-Geral da Polícia Militar. Nesse caso, a idéia será reforçar, com o equipamento, o patrulhamento nos calçadões e também no policiamento comunitário”.

Álvaro Camilo afirmou também que o “segway” é utIlizado em aeroportos e shoppings nos EUA e na Europa. Ele também poderá ser usado em fóruns criminais do Estado.