Passeio de barco leva idosas ao Tietê

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 18 de novembro de 2005

sex, 18/11/2005 - 11h37 | Do Portal do Governo

NAVEGAR É PRECISO
Visitantes relembram regatas e vêem obras
DA REPORTAGEM LOCAL

Redescobrir o rio Tietê, depois de décadas acostumadas a ver sujeira e poluição, foi o programa de mais de 30 mulheres da terceira idade na manhã de ontem.

Integrantes do grupo ‘Jovens de Ontem’, elas relembraram a época das grandes regatas no rio e puderam ver como é a cidade sob o ponto de vista de quem está na água.

No barco que leva visitantes para conhecer as obras de ampliação da calha do Tietê, Diva de Freitas Lemos, 82 anos, ficou maravilhada e aflita. ‘Achei lindo ver os bairros passando’, conta. ‘Mas também me senti muito triste em ver o rio sujo. É uma judiação.’ Para ela, as explicações dadas pelos técnicos ajudaram a entender melhor os trabalhos feitos nas margens. Também foi necessária ajuda para que as visitantes pudessem se situar. ‘A gente não está acostumado a sair de barco e se perde. Chegou uma hora que eu não sabia mais onde estava.’

O passeio durou cerca de uma hora e meia, com direito a lanche, e saiu do Cebolão em direção à ponte do Piqueri.
Aos 77 anos, Maria Stella Carramenha relembrou sua juventude, quando ia passear de barco com o avô. ‘Ele pescava no rio e eu podia ver muitos peixes nadando porque a água era muito limpa’, conta.

Seu marido também costumava nadar no Tietê. ‘Hoje, essa cena é impossível, mas acho que está melhorando’, diz. ‘No trecho onde passeamos, o cheiro já não é tão desagradável e as margens estão muito bonitas. Tomara que o rio volte a ser como antes.’ Quem quiser participar precisa agendar o programa pelo telefone 0/xx/11/3088-9441.
(DANIELA TÓFOLI)