Passageiros de Taboão da Serra e Embu já estão integrados ao Metrô

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 16 de novembro de 2004

ter, 16/11/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

Transferência é gratuita no terminal de ônibus Campo Limpo

Patrícia Evelyn

Mais três linhas intermunicipais de ônibus serão integradas hoje à Linha 5 (Lilás) do Metrô, na Zona Sul de São Paulo. As linhas, vindas dos municípios de Embu e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, com destino a Santo Amaro, passarão a ter como ponto final o terminal de ônibus Campo Limpo. Do terminal, o passageiro poderá fazer a transferência para a estação da Linha 5 do Metrô sem precisar pagar outra tarifa.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o usuário economizará até 17 minutos no tempo de viagem nos horários de pico, já que fará o trajeto entre Campo Limpo e Santo Amaro de Metrô, fugindo do trânsito. As três linhas que serão integradas são: 056TRO-Embu (Centro) – São Paulo (Terminal do Metrô Campo Limpo), 178TRO-Embu (Jardim Vazame) – São Paulo (Terminal do Metrô Campo Limpo) e 245TRO-Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu) – São Paulo (Terminal do Metrô Campo Limpo).

Ao desembarcar na estação Santo Amaro do Metrô, o usuário poderá também fazer a integração para a Linha C da CPTM, sendo possível descer na estação Cidade Universitária e utilizar, de graça, vans que levam os passageiros até a estação Vila Madalena do Metrô, na Linha 2 (Verde).

Esta é a terceira etapa do processo de integração das linhas metropolitanas, que atenderá cerca de 13 mil passageiros por dia. Oito linhas intermunicipais passaram a fazer ponto final no terminal de ônibus Capão Redondo, na Zona Sul, de onde os usuários fazem a transferência gratuita para a Linha 5 do Metrô. Ao todo, 14 linhas serão integradas.

Com a mudança, a demanda diária de passageiros da Linha Lilás do Metrô subiu de 22 mil para 38 mil usuários/dia. O horário de funcionamento da Linha 5 foi ampliado. Desde 13 de outubro, a linha opera das 4h40 às 0h, de segunda a sexta-feira. Antes, funcionava das 5h às 23h. Fora desse horário e aos sábados, domingos e feriados, quando a linha não opera, os ônibus intermunicipais seguem para Santo Amaro.