Passageiro embarca na leitura na CPTM

Jornal da Tarde

ter, 26/10/2010 - 8h27 | Do Portal do Governo

Os passageiros que têm o costume de embarcar nas estações de trem da Luz e do Brás receberam nesta segunda-feira, 25, um convite para também embarcar na leitura. Durante esta semana, cerca de 8 mil livros e mais de 500 títulos serão distribuídos nas estações da CPTM, na quinta edição do projeto Livro Livre. A única exigência é que o livro seja devolvido após a leitura.

“Este livro não é um presente”, esclarece o adesivo colado em todos os exemplares distribuídos pelo movimento. “Ele (o livro) é livre. Leia-o, e passe adiante.”

Com um exemplar de O Guarani, de José de Alencar, em mãos, a copeira Rosana Barbosa, de 42 anos, ficou satisfeita com o livro escolhido. “Eu gosto muito de livros espíritas e acho que é uma boa oportunidade para variar o estilo”, conta Rosana. A copeira usa o tempo que passa no transporte público para adiantar a leitura. “Passo quase uma hora e meia no ônibus e no trem e aproveito para ler durante o trajeto.”

Assim como Rosana, o professor Caio Lima, de 33 anos, também enfrenta um longo trajeto para chegar à USP Leste e aproveita o tempo para ler no transporte público. “Eu lembro de ter visto essa iniciativa nos Estados Unidos. É um projeto inovador e o mais importante é que traz cultura para as pessoas.” O livro escolhido pelo professor foi o A Morte de Ivan Ilitch, romance do escritor russo Liev Tolstoi. “É o único que eu não li do Tolstoi”, conta.

A organização do movimento, que durará uma semana, é feita pela equipe da biblioteca CPTM Mário Covas e parceiros como a biblioteca pública Mário de Andrade de Osasco, ONGs, editoras e doações de pessoas físicas. Atividades culturais estão programadas para a semana, como sessão de autógrafos com escritores, saraus e contação de histórias.

O projeto é baseado na ideia da formação de uma corrente literária que precisa da participação de todos envolvidos para dar certo. “A ideia é formar uma corrente de leitura e facilitar o acesso a leitura aos usuários”, explica o gerente de marketing da CPTM, Rodrigo Pontes.

A bibliotecária da Mário Covas e idealizadora do projeto, Maria Cândida de Assis, explica que o livro pode ser deixado em qualquer lugar. “Pode ser na catraca, na estação, em bancos, praças. O importante é que o livro chegue a várias pessoas.”

Para Maria Cândida, as regiões mais carentes próximas a Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, merecem uma atenção especial. “O livro no Brasil ainda é muito caro e o projeto quer incentivar a leitura.”

O controle do livro e a certificação se ele voltará às ruas ou não já não é a preocupação principal do projeto. “A pessoa pode sair e deixar no parque ou qualquer outro lugar público. A ideia é que o livro seja livre mesmo”, diz Pontes.

O conferente Allan Wilson, de 27 anos, estava voltando do trabalho com um livro de Dan Brown nas mãos e parou para escolher o título que será sua próxima leitura. “Eu leio de tudo e achei muito bacana receber um livro aqui na estação. Espero que as pessoas não quebrem a corrente.”

Confira a programação:

Dia 25 [segunda-feira]
Estação da Luz
10h às 12h – Distribuição de livros
Estação Brás
15h às 17h
– Distribuição de livros;
– Sessão de autógrafos e contação de histórias com os escritores Chico Lélis e Marco Aurélio Olímpio, no Espaço Cultural CPTM; e
– Apresentação do grupo de dança de rua da Estação da Juventude.

Dia 26 [terça-feira]
Linha 9-Esmeralda
9h às 12h
Distribuição de livros: estações Cidade Universitária, Hebraica-Rebouças e Grajaú
Santo Amaro
14h30 às 17h
– Distribuição de livros na estação
– Apresentação musical do Trio NAEM

Dia 27 [quarta-feira]
Estação Osasco
9h às 12h – Distribuição de livros nas plataformas da estação

Linha 8-Diamante
14h30 às 17h
– Distribuição de livros: estações Comandante Sampaio, Carapicuíba e Barueri
– Eventos culturais na Comandante Sampaio.

Dia 28 [quinta-feira]
Linha 7-Rubi
9h30 às 13h00
Distribuição de livros: estações Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras.

Linha 11-Coral
9h30 às 12h00
Distribuição de livros: estações Guaianazes e Corinthians-Itaquera

Linha 12-Safira
13h às 15h – Distribuição de livros: estações São Miguel e Itaim Paulista

Estação Barra Funda
15h às 17h
– Distribuição de livros em toda a estação
– Apresentação musical: Anísio do Bandolim.

Dia 29 [sexta-feira]
Linha 10-Turquesa
9h às 11h
Distribuição de livros: estações Ribeirão Pires, Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá.
Estação Júlio Prestes
14h às 17h
– Contação de histórias [Patrícia Maria Bercht – Secretaria da Cultura];
– Trio NAEM – espetáculo musical Sarau Brasilidades;
– Distribuição de livros na estação; e
– Encerramento da semana