Parques estaduais da capital começam amanhã a abrir até a madrugada

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 29 de novembro de 2005

ter, 29/11/2005 - 12h10 | Do Portal do Governo

Camilla Rigi

Depois de dois meses de atraso, três parques da cidade começam amanhã a funcionar à noite – o Parque da Juventude, na zona norte, o Complexo Baby Barioni, zona oeste, e o Fonte do Ipiranga, na zona sul. A iniciativa faz parte do projeto Noite Esportiva da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e deve durar dez meses.

A previsão era que o projeto iniciasse em outubro, mas por causa de alguns problemas elétricos no Parque na Juventude a abertura noturna teve que ser adiada. Hoje à noite, o governador Geraldo Alckmin deve ir ao parque fazer a última vistoria.

No horário do projeto, os freqüentadores poderão utilizar as quadras para práticas esportivas ou fazer inscrições para aulas de ginásticas com orientação de professores. ‘Assim nós aumentados as opções de lazer na cidade e diminuímos a ociosidade’, disse o gestor de implantação do projeto, Carlos Roque.

Além de contratar professores, a secretaria dobrou o número de vigias nos parques para garantir a segurança dos usuários. ‘Agora não tem desculpa. Quem não tem disponibilidade de dia, poderá ir ao parque à noite’, disse Roque.

Os materiais esportivos utilizados pela população serão cedidos pela própria secretaria, através do programa Pintando à Liberdade, em que os presos confeccionam os produtos. Todas as atividades serão gratuitas e vão depender as instalações de cada parque. Os parques da Juventude e Fonte do Ipiranga vão funcionar das 7 às 2 horas e o Complexo Baby Barioni, das 7 às 5 horas.