Parque Tecnológico quer parceria com IPT

Vale Paraibano - Quinta-feira, dia 27 de julho de 2006

qui, 27/07/2006 - 11h18 | Do Portal do Governo

Marco Antonio Raupp, que assumiu a coordenação do núcleo, negocia instalação do instituto na cidade

São José dos Campos

O coordenador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp, no cargo desde o começo de julho, tem como uma das metas de curto prazo implantar uma unidade do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) no município.

Raupp disse ontem que as negociações para a instalação do IPT no Parque Tecnológico já foram iniciadas e o objetivo é que o instituto, além de desenvolver pesquisas de ponta no local, também faça parcerias com empresas e outros institutos de pesquisa de São José.

“O objetivo é que o IPT instale seus laboratórios de pesquisas no parque até 2007”, afirmou o coordenador. Outra meta de Raupp é viabilizar a instalação de uma unidade do Instituto de Tecnologias Biomédicas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Ainda sem nenhuma estrutura funcional de apoio, Raupp trabalha praticamente sozinho em um sala da antiga fábrica da Solectron, com a missão de implantar no local o Parque Tecnológico do município.

CARREIRA – Matemático formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raupp volta a trabalhar profissionalmente em São José após 17 anos de ausência.

Ex-diretor geral do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1985 e 1989, Raupp tem em seu currículo a experiência de ter colaborado na implantação de outros núcleos tecnológicos, como o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo.

Antes de aceitar o convite para o cargo atual, Raupp trabalhava no Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro, que também ajudou a criar.

DESAFIO – Para ele, o desafio do Parque Tecnológico é integrar os institutos de pesquisas e a iniciativa privada para possibilitar que os conhecimentos científicos possam ser utilizados pelas empresas em novos produtos.

Ontem, ocorreu a primeira reunião para a formação de uma equipe que irá trabalhar na criação de um modelo de gestão do parque, outra prioridade do coordenador do parque.

“É preciso fazer o planejamento dos objetivos e projetos que serão desenvolvidos a médio e longo prazo, para que o parque possa cumpria a sua missão de ajudar no desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou o coordenador.

PARCERIOS – Segundo Raupp, a intenção é que os futuros parceiros, empresas e institutos, se instalem ao redor do parque.

Para isso, o governo do Estado, um dos gestores do núcleo, iniciou uma pesquisa para a elaboração de um plano urbanístico visando a atração de parceiros para o redor do parque.

Para o coordenador, a previsão é que a consolidação do núcleo tecnológico que administra ocorra em seis anos.