Parque na Serra do Mar abre dia 17

Diário do Grande ABC - Santo André - Segunda-feira, 12 de abril de 2004

seg, 12/04/2004 - 8h56 | Do Portal do Governo

Andrea Catão

Agora é de verdade. Depois de anos de protelação, decorrentes principalmente da necessidade de estabelecer mecanismos de preservação do ambiente natural, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) finalmente abre à visitação pública – a pé ou em microônibus – a Estrada Velha do Mar, seus monumentos e a calçada do Lorena, em pleno Parque Estadual da Serra do Mar. O projeto, chamado de Caminhos do Mar Pólo Ecoturístico, será inaugurado no dia 17 deste mês. Com uma porta de entrada de entrada em São Bernardo e outra em Cubatão, na área do parque a mata atlântica não precisa de retoques; as construções históricas do centenário da Independência, vão continuar esperando por recuperação.
Esse é um dos objetivos da abertura: criar público e demanda para que a Emae consiga patrocínio para o restauro dos monumentos no parque. Até agora, a única construção que passou por restauração foi a calçada do Lorena, a ligação primeira ligação pavimentada, com pedras, entre o planalto e o litoral, que data de 1792 e corta a Estrada Velha do Mar em vários pontos. Dela, 1,5 km foram recuperados.

O assessor da presidência da Emae Paulo Fares disse que a reabertura do parque, fechado à visitação em 1994, será experimental. “Ainda temos de ter aprovado o plano de manejo, que é uma espécie de plano diretor concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e pelo Instituto Florestal. Só assim é que poderemos ampliar os serviços e visitas a serem feitas no local. Por enquanto, teremos disponíveis quatro roteiros e vamos limitar o número de visitas diárias, conforme prevê a autorização que obtivemos para abrir o parque”, afirmou.

Esse plano de manejo é que vai definir qual a capacidade de exploração turística do local e todas as reformas necessárias para atender aos futuros visitantes, bem como o tipo de obras estruturais que poderão ser feitas no parque.

Algumas empresas, garantiu Fares, já estão interessadas em patrocinar o restauro dos monumentos históricos do local como a Casa de Pedra, o Pouso do Paranapiacaba e o Cruzeiro Quinhentista. Segundo ele, em valores do ano passado, os recursos necessários para que todas as construções passem por reformas chega a quase R$ 5 milhões.

Ele espera que, durante a cerimônia de abertura do parque, seja possível divulgar quais empresas devem bancar parte das restaurações. “A Casa de Pedra (o primeiro monumento da Estrada Velha) deve ser a primeira a ser restaurada, pois já temos algumas empresas interessadas nesse projeto”, disse o assessor da presidência da Emae. A negociação é facilitada porque a Lei Rouanet garante abatimento no imposto de renda das empresas que contribuam com programas de incentivo à cultura.

Fares afirmou também que todas as obras de restauração dos monumentos estão autorizadas. Outras obras estruturais, porém, como a construção de pontos de alimentação, de lojas para venda de artesanato local ou de outros produtos ainda depende do que estará previsto e aprovado no plano de manejo. “Com o que temos no parque é possível abri-lo para visitação monitorada. Só posteriormente é que teremos outras atrações no local, é claro que a visitação permanecerá reduzida para impedir a degradação do parque”, disse.

Número de visitas será limitada para evitar danos

O pólo ecoturístico da Emae no Parque Estadual da Serra do Mar terá quatro roteiros de passeio. As visitas, porém, deverão ser agendadas com antecedência para limitar o número de pessoas e evitar danos ambientais.

A entrada será permitida de terça-feira a domingo. Em dias úteis, até 130 pessoas serão aceitas; aos sábados e domingos, serão até 200 pessoas.

O primeiro roteiro é o ecológico-histórico. Segundo o assessor da presidência da Emae, Paulo Fares, esse é um percurso que deve ser feito a pé e dura cerca de sete horas. Os visitantes passarão pelo trecho recuperado pela calçada do Lorena e poderão ver, somente externamente, os monumentos históricos. “Ainda não abriremos os monumentos enquanto as obras de recuperação não tiverem sido realizadas”, disse Fares.

Outros dois roteiros semelhantes, porém mais curtos e confortáveis, são os que parte do trajeto poderá ser feito de microônibus pela Caminho do Mar, que teve duas de suas pontes construídas e está segura para a passagem de veículos. No primeiro, o trajeto de ida é feito a pé, pelo Caminho do Mar, e o retorno é de microônibus, enquanto o outro, tanto a ida como a volta será feita com o veículo.

O quarto roteiro é a visita à hidrelétrica de Henry Borden, em Cubatão. É o único com entrada pelo município litorâneo. É um passeio monitorado de duas horas para conhecer as instalações da usina, que tem turbinas instaladas dentro da rocha.

“Futuramente temos a intenção de criar dois portais de entrada. Por enquanto, vamos abrir apenas o de São Bernardo”, disse o assessor da presidência da Emae.