Parque da Juventude deverá ficar pronto em sete meses no Carandiru

Diário de S. Paulo - 12/12/2002

qui, 12/12/2002 - 10h35 | Do Portal do Governo

Operários já estão trabalhando nas obras no Parque da Juventude, na Zona Norte

O Parque da Juventude, que será construído no local onde funcionava a Casa de Detenção, na Zona Norte, deve ser inaugurado em setembro de 2003. A obra, no entanto, termina antes: a Kallas Engenharia e Empreendimentos Ltda., que assinou contrato com o Governo do estado na segunda-feira, terá 210 dias para construir a primeira fase do parque.

Segundo a Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer, parte das 80 mil toneladas de entulho do Carandiru pode servir para a construção do paredão da nova calha do Rio Tietê. O restante vai para lixões. Enquanto o entulho é retirado, 120 funcionários das frentes de trabalho estão, desde 15 de outubro, nos pavilhões 2, 4, 5 e 7 fazendo a demolição interna e a limpeza dos pavilhões que sobraram.

Áreas de lazer

Na primeira fase do projeto, está prevista a construção de oito quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pista de skate, vestiário e banheiros. Em setembro deve ser entregue também a segunda fase, o parque central ou área contemplativa, com gramado, bancos, passeios, 52 mil metros quadrados de vegetação e lago ornamental. A licitação para a construção do parque deve acontecer em janeiro e é possível que a obra fique pronta antes do prazo previsto.

A terceira fase, a do Parque Institucional, ainda não tem prazo para ficar pronta. Ela prevê a transformação dos pavilhões em Centro de Cultura, Faculdade de Tecnologia (Fatec), Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e o Centro de Excelência em Terceiro Setor (prédio das ONGs).

O Parque da Juventude terá aproximadamente 300 mil metros quadrados. O Governo do estado deve investir cerca de R$ 22 milhões na transformação da Casa de Detenção em área de cultura e lazer.

Daiene Cardoso