Parnaíba assina convênio para implantar Saresp

Diário da Região/Osasco

qui, 20/08/2009 - 8h09 | Do Portal do Governo

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será aplicado em toda a rede municipal de ensino atingindo quase 9 mil alunos 

O prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli firmou, na semana passada, convênio com o governo do Estado que permitirá aplicar o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na rede municipal de ensino. Integrantes das administrações públicas de 515 municípios também estiveram presentes para a assinatura, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de fornecer dados sobre o nível de aprendizado dos alunos da rede pública de ensino, de modo a orientar os gestores públicos no desenvolvimento de políticas de desenvolvimento educacional. Em Santana de Parnaíba, será a primeira vez que o município irá aplicar o sistema.

No total, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais serão somados aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual para a aplicação da prova. Entre este número, 8.967 alunos da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba – de 35 colégios – irão realizar o exame, que compreende as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

Para a formalização deste convênio com a Prefeitura local, o governo do Estado destinou uma verba de custos de R$ 105.362,25, o que compreende R$ 11,25 por aluno. Vale ressaltar que apenas alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio realizarão as provas, que estão previstas para acontecer no mês de novembro.

A prova tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Para Silvinho Peccioli, a assinatura do convênio formaliza uma cooperação técnica entre as equipes do Estado e da Prefeitura. “Por meio do Saresp, nós iremos verificar o nível e a qualidade do ensino que é aplicado nas escolas de Santana de Parnaíba, que é totalmente municipalizada, além de aferir as habilidades e as competências dos nossos alunos em comparação com os outros municípios”, destacou Silvinho.

Presente durante a assinatura do convênio, a secretária municipal da Educação de Santana de Parnaíba Eliana Maria da Cruz Silva vê na adesão ao Saresp um instrumento eficaz para avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido no município e quanto os alunos estão aprendendo. “Por ser uma avaliação estadual, o Saresp vai nos ajudar a notar falhas no sistema de ensino do nosso município. Além disso, não só os alunos serão avaliados, os pais também participarão, respondendo um questionário socioeconômico”, disse Eliana.

Vale ressaltar que, com a participação dos municípios na avaliação do Saresp 2009, o Estado terá uma visão total da educação pública de São Paulo e as prefeituras receberão relatórios pedagógicos que permitirão interpretar os resultados de cada rede, incluindo o boletim de cada escola.

Segundo o secretário estadual de Educação Paulo Renato Souza, o Saresp é um importante instrumento para avaliar e melhorar a qualidade do aprendizado. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado”, diz o secretário Paulo Renato. “Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, concluiu o secretário.