Parceria viabiliza Escola Técnica em Guarujá

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 2 de junho de 2005

qui, 02/06/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Guarujá

A tão esperada instalação da primeira Escola Técnica Estadual (ETE) em Guarujá está perto de ser concretizada. Uma parceria entre o Governo do Estado, a iniciativa privada e a Prefeitura deve garantir o funcionamento da unidade até o fim do ano. A área já foi escolhida por técnicos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), órgão responsável pelas escolas técnicas, que estiveram na cidade.

O terreno indicado como ideal para abrigar a ETE é de propriedade do Estado, e abriga a Escola René Rodrigues de Moraes, na Rua Carlos Nehring, 165, no Jardim Helena Maria. De acordo com o secretário municipal de Educação, Mohamad Abdul Rahim, a palavra final só depende de um acordo entre duas pastas.

‘Basta que o governador autorize a Secretaria de Educação a ceder a área para a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Tudo deve estar pronto até o final do ano’. A idéia é de, num segundo momento, ampliar a construção para instalar, também no local, uma Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Essa, pelo menos, é a expectativa do secretário municipal de Educação. ‘É assim que funciona em todas as cidades. Primeiro vem a ETE, que acaba desencadeando uma Fatec’, explica Rahim. Esta seria a terceira Fatec da região, uma vez que Santos e Praia Grande já possuem unidades.

Parceria

Para a criação da ETE, a Prefeitura não precisará dispor de qualquer verba. Mohamad Abdul Rahim anunciou que já existe interesse por parte de um empresário para o custeio das obras. ‘Já existe um pré-acordo. A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia está elaborando um projeto técnico para nos enviar. A partir daí, vamos elaborar um orçamento para entregar à iniciativa privada’. Depois de pronta, a gerência da ETE ficará a cargo do Centro Paula Souza.

Cursos

Os primeiros cursos que deverão funcionar são os de Pesca e de Manutenção de Aeronaves, sendo que este último funcionava na Base Aérea de Santos até ser desativado, no ano passado. ‘Recentemente, houve uma reunião entre técnicos do Centro Paula Souza e do Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão responsável pela concessão de autorização de funcionamento do curso’, afirma a deputada estadual Maria Lúcia Prandi, que também vem se mobilizando para reativar esse curso.

Segundo ela, é preciso acelerar os trâmites para possibilitar a abertura de uma nova turma já no ano que vem. O secretário Mohamad Rahim planeja a criação de outros cursos: ‘estamos estudando a possibilidade de implantar um voltado à manutenção de embarcações e outro à rede hoteleira, incluindo formação para tripulantes em transatlânticos. Por lei, 25% de vagas em navios de passageiros durante a temporada são destinadas a moradores da Baixada. No entanto, por falta de mão-de-obra qualificada, elas não são preenchidas. Vamos acabar com isso’.