Parceria para Poupatempo

Jornal da Tarde - Cidades - Terça-feira, 21 de setembro de 2004

ter, 21/09/2004 - 14h38 | Do Portal do Governo

Na inauguração da primeira unidade móvel do programa estadual, governador diz que vai procurar iniciativa privada para expandir os serviços

GIOVANNA BALOGH

O governo estadual negocia parcerias com a iniciativa privada para a construção de outros postos do Poupatempo no Estado. Hoje, existem 10 postos fixos e mais uma unidade móvel, inaugurada ontem, em São Mateus, Zona Leste. O Poupatempo Móvel, uma carreta que circulará pelos bairros mais afastados do Centro, foi construído com verba da Nossa Caixa, que manterá as despesas do serviço nos próximos 30 meses. Até sábado, o caminhão ficará na Praça Felisberto Fernandes da Silva, em São Mateus, Zona Leste, e a partir de segunda-feira estará no Grajaú, Zona Sul. Como existe uma única carreta, inicialmente ela irá circular apenas pela Capital.

O governador Geraldo Alckmin, no entanto, adiantou na inauguração que negocia com outros bancos para custear novas carretas e conseguir levar os serviços públicos do Poupatempo para outras cidades. ‘Essa é uma experiência que vai dar certo. Isso evita que as famílias gastem tempo e dinheiro com metrô ou ônibus para chegar até algum dos postos fixos’, ressaltou Alckmin. ‘Assim também desafoga os atendimentos nos Poupatempos porque antes todo mundo da Zona Leste, por exemplo, ia para o posto de Itaquera’, disse.

Alckmin comentou que mais de 300 municípios querem a instalação de um posto do Poupatempo para permitir que os moradores consigam com rapidez a emissão de documentos como cédula de identidade, atestado de antecedentes criminais, declaração de extravio de RG, carteira de trabalho, cadastro de pessoas físicas CPF, entre outros serviços. Ele comentou que não há verba para a construção de novos Poupatempos e que os próximos a serem construídos, em Osasco, na Grande São Paulo, e em Santos, no Litoral, só foram possíveis devido a uma parceria público privada. Os dois novos postos devem ser inaugurados no segundo semestre de 2005. ‘Não tem como fazer um em cada bairro ou região, a unidade móvel auxiliará essa demanda’, afirmou.

A expectativa é que o Poupatempo Móvel atenda de 700 a 800 pessoas por dia. O horário de funcionamento da unidade móvel, que também oferecerá atividades culturais para a população, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h. Os próximos bairros a serem visitados pelo Poupatempo Móvel podem ser consultados no site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-7723633. Desde a inauguração do primeiro Poupatempo, há sete anos, já foram atendidas mais de 80 milhões de pessoas.